Blog Widget by LinkWithin

2011-02-09

Selecção de Paulo Bento perde pela primeira vez

Argentina 2-1 Portugal

Penalty cometido por Coentrão ao minuto 90 valeu a derrota

Em jogo particular disputado em Genebra na Suiça a selecção portuguesa perdeu pela primeira vez na era Paulo Bento com o golo da diferença a ser marcado no minuto 90 por Messi e de penalty!

No duelo Ronaldo - Messi cada um dos jogadores marcou um golo tendo feito o argentino a assistência para o primeiro e marcado o segundo. Cristiano Ronaldo empatara a partida. Porém enquanto Messi jogou toda a partida, Paulo Bento aos 60' ao efectuar um trio de substituições condenou a selecção portuguesa à derrota.

Mas vamos pela cronologia do jogo. A equipa argentina inaugurou o marcador aos 14': após deambulação de Messi da esquerda para o centro, este colocou a bola primorosamente nas costas de João Pereira que foi batido por Di Maria que de pé esquerdo à saída de Eduardo «facturou» o primeiro golo do jogo. Mas a equipa portuguesa não esteve muito tempo em desvantagem, Cristiano Ronaldo empatou aos 21' numa jogada iniciada com um cruzamento da direita de João Pereira e toque de cabeça de Hugo Almeida, aparecendo o jogador do Real Madrid a antecipar-se a Romero. Logo de seguida Ronaldo quase fazia o segundo com o remate a ser desviado por um defesa e a bola a sairt junto ao poste.

Na parte final da primeira parte os argentinos estiveram por cima do jogo com a equipa portuguesa recuada e os sul-americanos a privilegiarem o passe de bola curto e a imaginação de Messi. Uma jogada pela esquerda foi concluída com um cruzamento de Rojo para Lavezzi desperdiçar ao rematar por cima da barra.

No início da segunda parte Portugal apareceu mais ofensivo com pressão mais alta no campo e dispôs de três oportunidades consecutivas para marcar o segundo golo. De um cruzamento de Nani, Hugo Almeida, falhou por pouco. De um lançamento da linha lateral Hugo Almeida ganhou nas alturas e a bola acabou por ir à barra, desperdiçando Ronaldo a recarga ao atirar por cima. Aos 57' uma perdida escandalosa de Hugo Almeida ao falhar o desvio ao segundo poste depois de defesa incompleta de Romero. Depois aos 60' com três substituições (Cristiano Rinaldo, Nani e Hugo Almeida) Paulo Bento condenou a selecção portuguesa à derrota. A Argentina também fez duas substituições mas Messi permaneceu.

A estrutura d3e 4-3-3 da selecção portuguesa permaneceu mas a equipa argentina com um futebol mais àq Barcelona passou a superiorizar-se no jogo. Na sequência de um canto Messi andou a bailar na esquerda e cruzou para Rojo desperdiçar o golo ao rematar de cabeça junto ao poste. Depois foi Patrício (que entrara após o intervalo a substituir Eduardo) que evitou o golo argentino defendendo com o corpo. Um livre de Messi foi também defendido pelo guarda-redes português. Carlos Martins ao minuto 80 ainda teve um remate de fora da área com perigo (saiu ligeiramente alto) mas foi Pastore que esteve perto do golo ao concluir de cabeça com um remate à barra, um livre de Messi. Já na vizinhança do minuto 90 Fábio Coentrão foi duas vezes ao carrinho dentro da área e na segunda acertou no adversário dando Bussaca o penalty competente que Messi não desperdiçou.

Com o 1-1 quase conseguido custa perder assim. Mas se compararmos os dois onzes que acabaram o jogo as diferenças são grandes... Até começarem as substituições Portugal equilibrara e no primeiro quarto de hora da segunda parte até estava a ser superior...

O árbitro não queria mostrar amarelos e por isso deixou passar várias vezes a possibilidade (mais do que isso a obrigatoriedade legal) de os exibir. Mostrara o primeiro a Carlos Martins logo aos 6' por protestos e voltaria a mostrar o segundo ao minuto 74 a outro jogador português... quando já não conseguia controlar as confusões e as picardias entre os jogadores...
No penalty esteve certo.

Golos: 1-0 Di Maria 14'; 1-1 Cristiano Ronaldo 21'; 2-1 Messi 90' (pen.),
Disciplina:
6' Cartão Amarelo para Carlos Martins (Portugal).
74' Cartão Amarelo para Quaresma (Portugal).
79' Cartão amarelo para Gago (Argentina) por falta sobre Postiga
83' Cartão Amarelo para Miguel Veloso (Portugal).

Portugal: Eduardo (Rui Patrício 46'), João Pereira, Rolando, Bruno Alves e Fábio Coentrão;
Raul Meireles (Miguel Veloso 78'), João Moutinho, Carlos Martins, Cristiano Ronaldo (Danny 60'), Nani (Quaresma 60') e Hugo Almeida (Hélder Postiga 60').

Argentina: Romero, Zanetti (Zabaleta 62'), Burdisso, Gabriel Milito e Rojo; Mascherano, Banega (Gago 62') e Cambiasso (Biglia 78'); Messi, Di María (Pastore 65') e Lavezzi (Martinez 83').


0 comments: