Blog Widget by LinkWithin

2011-01-21

João Villaret faleceu há meio século

João Villaret morreu em 21 de Janeiro de 1961, em Lisboa aos 48 anos de idade (n. em 10 de Maio de 1913, na mesma cidade). João Villaret foi um famoso actor de teatro e também participou no cinema em alguns filmes.

Foi, no entanto, como grande declamador de poesia, que ficou famoso em programas de televisão, muito contribuindo para a divulgação da poesia e de poetas portugueses como Fernando Pessoa, António Botto e José Régio.

Quem não se lembra de João Villaret a declamar «A Procissão»? Só os que nunca a ouviram...



Deixamo-lo também aqui neste delicioso poema-canção de A. Rodrigues e R. Calado,
"D. João VI e a mulata"

Quando a corte de D. João VI
Chegou a Paquetá
Tudo servia de pretexto
P’ra censurar, p’ra criticar
Certa mulata que havia lá

Diziam que ela era um perigo
Que ela era uma tentação
E que um marquês de nome antigo
Desdenhava o rei, não cumpria a lei,
P’ra ser só dela o cortesão.

Mas quando alguém o censurasse
Pedindo ao rei que a exilasse
Pelo mal que fazia
D. João VI trincava uma coxinha
De frango ou de galinha
E sempre respondia
Já lhes disse que aqui em Paquetá
Eu sigo as leis da corte de Lisboa
E não me digam que a mulata é má
Porque eu decreto que a mulata é boa

Certa noite muito escura
A moça se assustou
Vendo surgir uma figura
Gorda, a ofegar
Que sem falar
Nos gordos braços logo a apertou
Ela sentiu-se muito aflita
Como dizer que não
Até na treva era bonita
E lá fez de conta, que ficava tonta
Sem saber quem era o seu D. João.

Mas quando alguém o censurasse
Pedindo ao rei que a exilasse
Pelo mal que fazia
D. João VI trincava uma coxinha
De frango ou de galinha
E sempre respondia
Já lhes disse que aqui em Paquetá
Eu sigo as leis da corte de Lisboa
E não me digam que a mulata é má
Porque eu já sei como a mulata é boa.

D. Joao VI e a mulata


0 comments: