Blog Widget by LinkWithin

2011-01-15

Foram-se os anos ... - Mihai Eminescu

Foram-se os anos como as nuvens vão
E nunca mais retornarão um dia;
Já não me encantam hoje, como então,
Lendas e doinas*, sons da fantasia

Que à mente de um menino foram graças
Mal compreendidas, cheias de um alarde –
Com tuas sombras hoje em vão me abraças,
Ó hora do mistério, ao fim da tarde.

Para arrancar um som do meu passado,
Para fazer-te, ó alma, ainda vibrar,
A mão em vão a lira tem tocado.

Perdeu-se tudo na alba do lirismo,
Calou-se a voz do outrora sublimado,
O tempo cresce em mim... e eu me abismo!

* Doina: canção popular entranhável e melancólica, a mais viva expressão da alma romena, segundo o poeta Vasile Alecsandri.

Tradução: Luciano Maia

Mihail Eminescu (Botoşani, 15 de Janeiro de 1850 — Bucareste, 15 de Junho de 1889)

Ler do mesmo autor, neste blog: Când însuşi glasul /Quando até a Voz


1 comments:








Miguel

disse...

O tempo passa como os grãos de areia deslizam nas nossas mãos ...!

Boa sorte futebolistica ...

BOM FDS!
Um Abraço da M&M & Cª!