Blog Widget by LinkWithin

2011-01-26

Benfica apura-se para as meias-finais da Taça de Portugal

Benfica logoRio Ave logo

Rio Ave

0-2

Benfica


Festival de penalties falhados...

Jogo para os quartos-de-final da Taça de Portugal com o aliciante de que quem ganhasse defrontará o FC Porto nas meias-finais. A equipa do Rio Ave tinha três ausências obrigatórias por motivos de suspensão mas o treinador (também ausente do banco por estar iugualmente suspenso) adicionou-lhe mais duas, uma das quais na baliza em que fez alinhar Mário Felgueiras.

Já o Benfica podia apresentar-se na máxima força com David Luíz incluído, apesar da eminente transferência para o futebol inglês. Jesus apresentou o onze titular habitual apenas com duas alterações: na baliza Júlio César e a médio defensivo Airton, que jogou a titular, no lugar de Javi Garcia.

O jogo na primeira parte foi muito intenso, equilibrado ainda que não muito bem jogado. Aliás, as falhas de concretização foram flagrantes e até imperdoáveis.

João Ferreira também deu nas vistas ao assinalar aos 9' um penalty por suposta falta de Coentrão sobre João Tomás. O veterano avançado português não conseguiu bater Júlio César na tentativa de concretização da grande penalidade e assim o resultado manteve-se no nulo inicial. Passados três minutos Masxi Pereira aparece em posição frontal na área da equipa da casa mas não consegue desviar a bola suficientemente da área de intervenção de Mário Felgueiras que defende. Aos 36' na sequência de uma jogada do Benfica pelo lado direito houve contacto da bola no braço direito de Ricardo Chaves e o assistente deu indicação ao árbitro para a grande penalidade (com amostragem de cartão amarelo para o médio do Rio Ave, tal como acontecera a Fábio Coentrão).

Cardozo, displicente, marcou com pouca força ao costume do habitual e Mário Felgueiras também defendeu. No entanto, ainda antes da finalização da primeira parte Cardozo teve direito a repetição. Agora foi um penalty indiscutível cometido por José Gomes que nas costas de Saviola afastou o avançado encarnado num lancce aéreo. Desta vez Cardozo enviou um míssil pelo meio da baliza (que quase acertava em Mário Felgueiras) fazendo golo!

Na segunda parte a diferença entre as equipas foi mais nítida com o Rio Ave a ser empurrado para a área defensiva, muito por graças da actividade de Aimar e do flanco esquerdo encarnado e com os remates dos jogadores do Benfica a serem desviados na defesa e bater no poste (Saviola), a irem para canto (vários), a ser defendido com o antebraço - num remate de Saviola - num lance de penalty mais indiscutível do que todos os outros que foram marcados e que João Ferreira deixou passar, e até outro a ser desviado de cabeça (Tarantini) e a entrar na baliza (neste caso a dar o segundo golo de Cardozo já perto do final).

Pelo meio ainda outro penalty aos 74' por mão de Jeferson, que David Luíz (como é possível deixar David Luíz marcar o penalty?) a atirar em jeito de rugby... muito por cima da barra.

Com tanto desperdício o Benfica arriscou empatar até porque Bruno Gama num lance pela direita arrancou pontapé cruzado que Júlio César teve que se aplicar defendendo para canto.

Foi um jogo em que o Benfica foi superior e mereceu passar mas em que a eficácia foi fraca. Cardozo marcou dois golos e para nós foi um jogador que deveria ter sido substituído há muito tempo (foi-o em tempos de desconto!?) e em que Gaitan e Salvio demonstraram o seu bom momento de forma mas em que não estiveram também felizes na finalização.

A arbitragem foi esquisita mas tem de se dizer que o jogo também o foi dado o elevado número de «casos». Quatro penalties assinalados e haver motivos para assinalar mais um indiscutível... que não foi assinalado!

Perdoou um amarelo a Maxi Pereira por cortar um lance perigoso na intermediária defensiva do Rio Ave e nos dois primeiros penalties ... temos dúvidas.

26 Janeiro de 2010, 20:15
Quartos de Final da Taça de Portugal
Estádio dos Arcos em Vila do Conde

Rio Ave: Mário Felgueiras, José Gomes (Mendes 90+1'), Gaspar, Jeferson e Tiago Pinto; Braga (Fábio Felício 62'), Ricardo Chaves (Cícero 90+1'), Tarantini; Yazalde, João Tomás e Bruno Gama;

Benfica: Júlio César, Maxi Pereira, Luisão, David Luiz e Fábio Coentrão; Airton, 8
Salvio, Aimar (Carlos Martins 77'), Gaitán; Cardozo (Weldon 90+1') e Saviola (César Peixoto 88').

Golos: Cardozo (2) aos 44 (pen) e aos 87'
Disciplina:
9' Cartão Amarelo para Fábio Coentrão (Benfica) no lance de penalty sobre João Tomás.
36' Cartão Amarelo para Ricardo Chaves (Rio Ave) no lance de penalty (o 1º favorável ao Benfica).
43' Cartão Amarelo para José Gomes (Rio Ave) no lance de penalty sobre Saviola.
63' Cartão Amarelo para Fábio Felício (Rio Ave), por falta violenta sobre Maxi Pereira.
56' Cartão Amarelo para Tarantini (Rio Ave), por falta sobre Aimar.
75' Cartão Amarelo para Jeferson (Rio Ave) no lance do 3º. penalty fado jogo favorável ao Benfica.


0 comments: