Blog Widget by LinkWithin

2010-12-12

Taça de Portugal - Golos argentinos dão ao Benfica a passagem aos oitavos de final (com o Olhanense)


Benfica

2-0

Braga

Duas equipas em crise... e ganhou quem mereceu

Um jogo para a Taça de Portugal entre duas equipas que participa(ra~)m na Champions League devia ser aguardado com grande expectativa e entusiasmo. Mas toda a gente sabe que não foi assim, porque são duas equipas que estão a atravessar uma crise que mina a confiança dos jogadores e afasta o entusiasmo dos adeptos.

No Braga não jogaram Vandinho, Matheus e Lima, surgindo a defesa direito (e teve bom desempenho) um jovem, Alexandre, e a ponta de lança Meyong que esta época tem jogado pouco; o Benfica apresentou a equipa normal substituindo o guarda-redes Roberto por Júlio César, coexistindo Carlos Martins e Aimar no meio-campo, com preterição de Ruben Amorim /Salvio no banco.

Na primeira parte o jogo foi muito táctico e equilibrado mas ainda assim o Benfica teve a condução mais ofensiva do jogo. Já depois de Carlos Martins ter desperdiçado por cima da barra uma transição ofensiva desequilibrante, Luisão, na ressaca de um lance de bola parada, fez brilhar Artur com grande defesa para canto. Deste lance o defesa do Benfica saiu com queixas e pediu logo a substituição que ocorreria passados alguns minutos.

Do Braga ficou uma jogada de Paulo César que ganhou no um para um com Maxi Pereira e rematou às malhas laterais.

O jogo envolvido por uma atmosfera externa e interna fria aqueceu com a marcação do golo encarnado na sequência de um lançamento de linha lateral! Maxi pôs a bola longa na área, Javi Garcia ganhou de cabeça o primeiro desvio e Saviola apareceu à boca da baliza a marcar rasteiro. O Braga procurou alguma reacção ainda na primeira parte mas os lances mais "quentes" foram de desentendimentos entre os jogadores.

Na segunda parte também foi visível a crise de ambas as equipas. A do Braga porque, apesar de estar a perder e não obstante as mexidas ao longo da partida feitas por Domingos Paciência, dispôs de uma só oportunidade de golo e perto do minuto 90 na sequência de um pontapé de canto de Hugo Viana o desvio de cabeça de Alan foi detido por Júlio César quase em cima da linha de golo, prosseguindo David Luís no alívio.

A crise do Benfica notou-se na falta de eficácia. A equipa do ano passado teria feito quatro ou cinco golos com as mesmas oportunidades deste jogo. Cardozo falhou um de baliza aberta mais parecendo um defesa a evitar que a bola se encaminhasse para a baliza. Salvio, que substituiu Carlos Martins a meio da segunda-parte, teve boas iniciativas mas na conclusão... enfim. Uma vez renunciou ao remate e preferiu o passe cortado para canto, noutra vez - o lance que aliás, deu o seguindo golo - atirou ao poste, na recarga de Ruben Amorim o guarda-redes defendeu, à terceira Pablo Aimar em posição legal, de cabeça, fez finalmente o golo. Saviola também teve um passe de Carlos Martins a isolá-lo, mas a recepção não foi a melhor e o remate saiu ao lado.

A arbitragem de Carlos Xistra tecnicamente não foi isenta de erros mas não houve "casos"; disciplinarmente preocupou-se em fazer a "gestão" do jogo sem o que as equipas não acabavam completas.

Jogo da 4ª. Eliminatória da Taça de Portugal
Estádio da Luz
Árbitro: Carlos Xistra (AF Castelo Branco)

Benfica: Júlio César, Maxi Pereira, Luisão (Sidnei 26'), David Luiz e Fábio Coentrão; Javi García, Carlos Martins (Salvio 66'), Aimar e Gaitán (Rúben Amorim 89'); Cardozo e Saviola

Braga: Artur Moraes, Sílvio, Rodríguez, Paulão e Guilherme; Andrés Madrid (Hélder Barbosa 63'), Luís Aguiar, Hugo Viana e Alan; Meyong (Keita 61') e Paulo César.

Golos: Saviola 38', Aimar 90+3'
Disciplina: 22' Cartão Amarelo para Paulão (SC Braga) por entrada dura sobre Saviola.
44'Cartão Amarelo para Maxi Pereira (Benfica) por corte com a mão.
45'Cartão Amarelo para Carlos Martins (Benfica) por protestos.
45'+4 Cartão Amarelo para Hugo Viana (SC Braga) e para Fábio Coentrão (Benfica) após desentendimento
58'Cartão Amarelo para Sílvio (SC Braga). Entrada muito dura sobre Gaitán (podia ter sido mostrado vermelho).
66'Cartão Amarelo para Guilherme (SC Braga).
83'Cartão Amarelo para Rodríguez (SC Braga).


0 comments: