Blog Widget by LinkWithin

2010-12-18

Liga Zon Sagres: Benfica goleia Rio Ave com 5 golos argentinos

Benfica logoRio Ave logo

Benfica

5-2

Rio Ave


Sálvio no Benfica e João Tomás no Rio Ave em evidência


O Benfica "arrumou" este jogo em dez minutos. Aos cinco uma assistência (mais de meio-golo!) de David Luíz para o interior da área do Rio Ave,isolando Aimar permitiu a este inaugurar o marcador. Aos oito minutos o Benfica elevou para 2-0 com Saviola a rematar já dentro da área cruzado com a bola a fazer tabela num defesa. Pelo meio dos dois golos houve ainda tempo para mais um desvio de Saviola para dentro da baliza de Paulo Santos, mas o argentino estava em fora de jogo e o golo foi bem invalidado.

Já com 2-0 Fábio Coentrão sofreu um toque por trás de Tarantini em plena área mas o penalty não foi assinalado. Cardozo (não fez nada de construtivo durante o tempo - demasiado - em que esteve em campo) falhou escandalosamente o 3-0 e Aimar em posição semelhante à do primeiro golo desta vez demorou a rematar e preferiu assistir um companheiro, perdendo-se a jogada.

Com um início de jogo assim a equipa do Rio Ave meteu água por todos os lados e fez o primeiro remate aos 40 minutos num lance em que a bola foi ao poste da baliza de Roberto com o assistente a assinalar (mal) fora de jogo.

Nos últimos minutos da primeira parte viu-se finalmente a equipa visitante em zonas ofensivas e na sequência de uma recuperação de bola a meio-campo Bruno Gama partiu rápido pela direita ganhou a Javi Garcia e assistiu João Tomás no meio para este "facturar".

Depois de um jogo tão desequilibrado as equipas foram para os balneários distanciados por um único golo de diferença o que deixava o jogo em aberto. Todavia, o aparente equilíbrio do resultado foi cedo desfeito com o 3-1 aos 52' por Saviola. Mas o grande mérito da jogada vai para Sálvio que recuperou uma bola ainda em zona defensiva e partiu em velocidade pela ala direita levando a dianteira sobre os adversários, cruzando depois rasteiro para o toque final de Saviola.

O jogo ficou muito aberto, com muito espaço a meio-campo e a promessa de mais golos foi concretizada. Mas primeiro João Tomás ao segundo poste desviou cruzamento para a baliza fazendo brilhar Roberto que saiu aos pés do avançado e defendeu a bola para canto, evitando o 3-2.

Sálvio em dia inspirado (fez com que a ausência surpreendente de Carlos Martins nos 18 convocados não deixasse marcas) acabou por fazer o 4-1 marcando pela primeira vez na Liga.

Na sequência de um escandaloso fora de jogo de três vilacondenses a bola sobrou para a direita e o cruzamento foi interceptado por Fábio Coentrão (peito, mão, as duas coisas?). O mesmo assistente que deixou passar o fora de jogo assinalou penalty que João Tomás converteu no seu (e da sua equipa) segundo golo.

Numa jogada em que Jara falhou o 5-2 chutando contra as permas de Paulo Santos a bola sobrou para a entrada da área e Sálvio de cabeça fez o 5-2, com Paulo Santos ainda importunado por David Luiz num lance que deixou dúvidas quanto à existência de irregularidade.

O mesmo Sálvio em dia inesquecível ainda enviou numa recarga a bola à barra.

Jogo com muitas oportunidades e com as defesas claramente batidas pela capacidade dos ataques podia ainda ter proporcionado mais golos e para ambos os lados.

Arbitragem muito má de Hugo Miguel e auxiliares. Para além dos lances já referidos acima houve foras de jogo assinalados sem motivo (ex. a João Tomás já com 5-2 ), amarelos por mostrar (Sidnei por corte com a mão e com o livre a ser assinalado), etc. É difícil fazer pior arbitragem num jogo que foi tão fácil.

Uma referência ainda para um lance aos 88' em que Coentrão ao marcar um pontapé de baliza demorou, demorou e viu o segundo amarelo com toda a aparência de auto-expulsão para tirar partido de regras disciplinares incoerentes. Assim, cumpre castigo no próximo jogo da Taça da Liga, podendo regressar no jogo do campeonato ( o que não aconteceria, se não tivessde visto o segundo cartão amarelo no jogo).

Estádio da Luz:
Assistência 38.400 espectadores
Benfica: Roberto, Maxi Pereira, David Luiz, Sidnei e Fábio Copentrão; Javi García, Salvio, Aimar (Rúben Amorim 81') e Gaitán; Cardozo (Jara 64') e Saviola (Nuno Gomes 87').

Rio Ave: Paulo Santos, Zé Gomes (Braga 67'), Gaspar, Éder e Tiago Pinto; Tarantini, Mendes (Vítor Gomes 84'), Bruno China e Wíres, Bruno Gama e João Tomás

Golos: Aimar 5'; Saviola (2) aos 8' e 52'; Sálvio (2) aos 62' e 74'; João Tomás (2) aos 43' e 71' (pen.)

Disciplina: 25'Cartão Amarelo para Bruno Gama (Rio Ave)por falta dura sobre Maxi Pereira.
71'Cartão Amarelo para Fábio Coentrão (Benfica) no lance considerado penalty
73'Cartão Amarelo para Tiago Pinto (Rio Ave), exagerado a nosso ver, por braço na bola.
88'Segundo Amarelo e respectivo vermelho para Fábio Coentrão (Benfica) por demorar a reposição de bola em jogo.


1 comments:








artnis

disse...

GRUNHIDOS . . .



O velho tartufo impante,
de olhar de corno manso,
Veio grunhir o pedante,
sobre 8 pontos de avanço

Do que grunhe o farsante,
só uma certeza fica,
A sordidez arrogante,
e o ódio pelo Benfica

Perante a turba ululante,
este católico praticante,
confessa, pecado famoso …

É assim que o pérfido meliante,
mantém de forma aberrante,
a cega inveja, ao ‘Glorioso’…