Blog Widget by LinkWithin

2010-11-27

Sporting impôs segundo empate no campeonato ao Porto...

FC Porto logoSporting logo

Sporting

1-1

FC Porto


Resultado agradou mais aos portistas que terminaram com dez...

Num jogo a hora tardia numa noite fria e com assistência aquém do habitual para um clássico os antecedentes foram aquecidos pela presença de Moutinho no Estádio de Alvalade mas a jogar de azul...

O Porto desperdiçou a primeira oportunidade do jogo por Falcão aos 10' (Belluschi rouba a bola a Polga e isola Falcao, mas o colombiano rematou ao lado), mas foi o Sporting que na primeira parte esteve melhor graças a um meio-campo com Pedro Mendes - Maniche - André Santos (talvez o melhor jogador em campo) e Valdez, jogador chileno que vem se evidenciando nos últimos jogos, bloqueador das iniciativas portistas em que Hulk não pôs o pé em ramo verde. Com Liedson e Postiga no duo de ataque, o treinador do Sporting levou a melhor na primeira parte. No Porto surpreendeu a opção por Emídio Rafael para suprir a ausência de Álvaro Pereira. O resultado ao intervalo favorável aos "leões" - vitória parcial por 1-0 - era justificado face ao predomínio da equipa da casa.

Com efeito, já depois de Pedro Mendes ter num remate de longe atirado a bola contra a barra da baliza portista, com Helton a ver ("desviou a bola com os olhos"), Valdés aos 38' inaugurou o marcador ao finalizar pelo meio das pernas de Helton um lance de contra-ataque em que o guarda-redes portista protestou ilegalidade (viu cartão amarelo).

Não foi preciso esperar muito tempo na segunda parte para perceber que a tendência do jogo tinha-se modificado e que a lógica seria surgir o empate. A equipa leonina recuou para preservar a vantagem perante um Porto muito mais dinâmico e com Hulk a aparecer principalmente em iniciativas pela direita. Primeiro a flectir para o centro e a rematar cruzado ao lado, depois aproveitando um desequilíbrio gerado por um erro de transição do Sporting (erro de Maniche a perder a bola na zona intermediária defensiva), recebeu a desmarcação de João Moutinho e cruzou para o coração da área onde a superioridade de jogadores do Porto era manifesta surgindo Falcão a concluir com êxito ainda antes de expirado o primeiro quarto (57').

Com o empate estabelecido o jogo voltava ao ponto zero mas com o Porto agora por cima psicologicamente e o Sporting a querer avançar de novo no terreno. Aguardava-se então um jogo emotivo e aberto. Já com Guarín do lado do Porto a substituir Varela e Djaló no lugar do fisicamente queixoso Valdés, Liedson concluiu mal com um passe infantil para Helton um lance de ataque do Sporting (66'). Uma perda de bola de Maicón perante a pressão de Liedson acabaria por ditar a expulsão do central portista e alterar as feições do jogo. Villas-Boas retirou Falcão para repor a dupla de centrais defensivos, entrando Otamendi e o Sporting ficou de novo por cima do jogo. A entrada de Vukcevic e mais tarde ainda a de Saleiro procurou dar maior pêndulo atacante aos sportinguistas, o que aconteceu, mas escassearam as oportunidades e os lances de perigo num jogo em que terminou com as equipas equilibradas em termos de posse de bola, muito poucos remates às balizas e apenas dois pontapés de canto, um para cada equipa.

O resultado não aquece nem arrefece: por um lado, o Porto não manifestou a superioridade que se pensava face aos 13 pontos de avanço que detinha sobre o Sporting, mas o empate mantém a equipa invicta e com vantagem confortável; para o Sporting e nomeadamente para o seu treinador, ficou uma demonstração de que o Sporting pode bater-se com o líder, até episodicamente superiorizar-se, mas com o empate final a servir de pouco, pois é o reconhecimento de que o campeonato está irremediavelmente perdido.

Uma palavra para Villas-Boas que acabou expulso situação que ocorre pela segunda vez, curiosamente em ambos os jogos em que a sua equipa, até agora, não ganhou...

Jorge Sousa (o árbitro do Rio Ave-Porto, em que a equipa portista foi escandalosamente beneficiada) desta vez teve protestos do lado dos portistas. No golo sportinguista é alegado um fora de jogo de Valdés e na expulsão de Maicón falta saber se não houve teatro do sportinguista... Ao vivo eu decidiria como o árbitro decidiu...

O jogo de amanhã em Aveiro entre o Beira-Mar e o Benfica reveste-se, assim, de acrescida importância uma vez que o Benfica não pode falhar a redução da distância para o líder para oito pontos (em caso de vitória), passando a desfrutar de cinco de avanço sobre o Sporting e três do Guimarães vencido hoje na Madeira por 2-0 frente ao Marítimo. Mas depois daquele desastre em Israel já não se sabe o que esperar da equipa de Jesus ( e deste mesmo!).

Ficha do Jogo
11ª Jornada, Estádio Alvalade XXI
Árbitro: Jorge Sousa (Porto)
Sporting: Rui Patrício; João Pereira, Daniel Carriço, Polga e Evaldo; Pedro Mendes (Saleiro 83'), Maniche (Vukcevic 69'), André Santos e Valdés (Yannick Djaló 65'); Hélder Postiga e Liedson.

FC Porto: Helton; Sapunaru, Maicon, Rolando e Emídio Rafael; Belluschi, Fernando e João Moutinho (Fucile 86'); Hulk, Falcao (Otamendi 72') e Varela (Freddy Guarín 65').

Golos: 1-0 Valdés 38'; 1-1 Falcão 57'
Disciplina: 21'Cartão Amarelo para Pedro Mendes (Sporting) por entrada de carrinho
31'Cartão Amarelo para Fernando (FC Porto) por derrubar André Santos no meio-campo portista.
38'Cartão Amarelo para Helton (FC Porto) por protestar a legalidade do primeiro golo do jogo.
68'Cartão Vermelho para Maicon (FC Porto) após lance em que perde a bola paera Liedson que ganha a bola e a frente da jogada
70'Cartão Amarelo para Hulk (FC Porto) por protestos.
73'Cartão Amarelo para Evaldo (Sporting).
83' Cartão Amarelo para Yannick Djaló (Sporting).
88'Cartão Amarelo para Belluschi (FC Porto), por fazer falta e cortar contra-ataque do Sporting.
90'+1 Cartão Amarelo para Otamendi (FC Porto) por demorar a repor a bola em jogo.
90'+4 Cartão Amarelo para Hélder Postiga (Sporting).


0 comments: