Blog Widget by LinkWithin

2010-10-12

Portugal repetiu a dose... e agora até daqui a oito meses!

Iceland flagPortugal flagIslândia

1-3

Portugal


Portugal marcou logo aos 4' mas só pôde descansar aos 72'

Portugal apresentou o mesmo onze inicial que se apresentou sexta-feira no Estádio do Dragão, enquanto os islandeses para além de já não ser um país cotado em termos de ranking do futebol via a sua selecção desfalcada de várias unidades que foram afectadas à selecção de sub 21 que ontem jogou na Escócia em jogo importante e que deu apuramento histórico aos islandeses.

Já se sabia que as dificuldades portugueses estariam concentradas na capacidade física e no jogo directo e aéreo dos locais e por isso seria importante entrar bem no jogo. Meljor mmão podia ter sido pois aos 4' na marcação de um livre directo Cristiano Ronaldo inaugurou o marcador. Portugal continuou a jogar bem durante um período e ameaçou o segundo golo que não aconteceu por pouca espontaneidade no remate.

De um lançamento da linha lateral longo para a área portuguesa surgiu o primeiro sinal de perigo com Portugal a ceder pontapé de canto. Do canto, cabeceamento para o chão e Eduardo a socar mal a bola com Raul Meireles ainda a afastá-la mas com o juiz assistente e consequentemente o árbitro a atribuir golo por considerar que a bola ultrapassou a linha de baliza (situação que as imagens televisivas não permitiram discernir).

É claro que este golo podia complicar a vida dos portugueses e deixou a mensagem clara que este jogo não iria ser um passeio. No entanto, Raúl Meireles num pontapé excelente de longe faria o 2-1 para Portugal o que acalmou as hostes lusitanas.

À maior capacidade técnica e qualidade de jogo dos portugueses respondiam os locais com disponibilidade física e pressão (muitas vezes em falta) sobre o portador da bola português e lançamentos largos e directo para a frente, o que permite dizer que os islandeses ainda que sem criar muito perigo deixavam em aberto a possibilidade de discutir o jogo.

O jogo ficou decidido ao minuto 72' quando após incursão pela direita de Cristiano Ronaldo o seu cruzamento inofensivo para o peito do guarda-redes acabou por inépcia deste no fundo da baliza com Postiga (que dois minutos antes falhara o golo isolado) após o erro enorme do guarda-redes islandês.

A partir daqui o jogo ficou muito mais fácil com a tal pressão a desvanecer-se e Portugal a poder ter mais tempo para trocar a bola e demonstrar a sua superioridade. Faltou o quarto golo que se esperou nesta altura face à diminuição clara da réplica islandesa.

Portugal não terá feito exibição semellhante à do jogo do Dragão e é difícil eleger um jogador que se tenha destacado de modo declarado, mas notou-se uma melhoria substancial da performance colectiva de Cristiano Ronaldo e neste jogo Raúl Meireles também merece referência positiva. A defesa sofreu dois golos de bola parada (ambos de cantos) e Eduardo não tem demonstrado a segurança da fase final do Mundial.

A selecção portuguesa completou a primeira volta, com estas duas vitórias regressa à luta pelo apuramento mas ainda está em posição deficitária considerando que a Dinamarca venceu Chipre no outro jogo do grupo disputado hoje por 2-0. Portugal agora só joga nesta fase de qualificação em Junho do próximo ano! mas ficaremos a aguardar o resultado do Noruega-Dinamarca de 26 de Março em que talvez o empate seja o melhor resultado para nós.

Grupo H da Qualificação para o Euro 2012
20:45h 12.Out.2010 Laugardalsvollur, Reykyavick
Árbitro: Thomas Einwaller (Áustria)

ISLÂNDIA: Gunnleifsson, Steinsson, Kristján Sigurdsson, Ragnar Sigurdsson e Indridi Sigurdsson (Adalsteinsson 86'); Danielsson, Skulason, Birkir Saevarsson (Veigar Gunnarsson 85'), e Bjarnason (Thorvaldsson 68'); Gudjohnsen e Helguson

PORTUGAL: Eduardo; João Pereira, Ricardo Carvalho, Pepe, Fábio Coentrão; João Moutinho, Raúl Meireles, Carlos Martins (Tiago 77'); Cristiano Ronaldo, Hugo Almeida (Hélder Postiga aos 65') e Nani (Danny 87')

Golos: 0-1 Cristiano Ronaldo 4'; 1-1 Helguson 18'; 1-2 Raúl Meireles 27'; 1-3 Postiga 72'

Disciplina: 36' Cartão Amarelo para Skulason (Islândia).
79' Cartão Amarelo para Gudjohnsen (Islândia).
80' Cartão Amarelo para Tiago (Portugal).


0 comments: