Blog Widget by LinkWithin

2010-09-11

Liga Zon Sagres: Porto esteve a perder por duas vezes mas virou o resultado e coloca, já, o campeonato em tons fortes de azul

Braga logoFC Porto logoPorto

3-2

Braga



Hulk e Varela desequilibraram


Jogo grande entre dois candidatos que sabiam que, para além da importância de travar o próprio adversário do jogo, ganharia um avanço muito importante (e praticamente decisivo apesar de ainda estaremos em Setembro) face ao rival e actual campeão Benfica.

Pois o jogo não desiludiu, pelo contrário esteve à altura das expectativas com uma réplica importante do Braga que demonstrou ser, actualmente, uma das melhores equipas do futebol português.

Todavia, o Porto dispondo de um Hulk em extraordinária forma e com Varela inspirado conseguiu vencer o jogo graças a alguma superioridade demonstrada na segunda parte do jogo. Na primeira o jogo teve nuances com o Braga a avançar no marcador por Luís Carlos na marcação de um livre directo (aos 16') ao que se seguiu uma forte reacção portista, começando Hulk por se evidenciar ao rematar, também de livre, à barra; uma aceleração do avançado brasileiro pela direita batendo a oposição de dois bracarenses permitiu a assistência para Varela de cabeça estabelecer o empate. Curiosamente após o empate os bracarenses conseguiram, e o Porto acedeu, baixar o ritmo de jogo.

Na segunda parte o Porto, com Hulk em grande destaque a fazer um slalom espectacular pela direita mas a demorar na finalização que Felipe evitou, superiorizou-se mas foi o Braga que voltou ao avanço no marcador com um golo do meio da rua de Lima num remate a 100Km por hora. O lance definidor do jogo ocorreu dois minutos depois, isto porque o Porto praticamente não chegou a sentir em termos psicológicos a renovação da desvantagem. Uma jogada conduzida por Hulk - quem podia ser? - pela direita com combinação com Álvaro Pereira e Hulk a finalizar beneficiando da queda de Helderson em momento fulcral. O Braga sentiu o empate e a entrada de Miguel Garcia para a esquerda de modo a proporcionar a vinda de Sílvio para a esquerda da defesa, saindo Helverson, acabou por abrir um buraco no lado direito da defesa do Braga. Miguel Garcia esteve muito mal na disputa de um lance com Hulk e na segunda vaga Varela apareceu a concretizar o segundo golo e a pôs o Porto a ganhar pela primeira vez.

Já sem Lima, substituído por Matheus, Domingos Paciência apostou em Hugo Viana para tentar ainda o empate, mas verdade se diga que apesar do empenho dos visitantes o Porto não passou por situações aflitivas para assegurar a manutenção da vantagem granjeada.

O Porto tem o pleno nesta fase do campeonato (4 jogos e 4 vitórias), cinco pontos de avanço sobre o Braga e o Sporting que empatou em casa frente ao Olhanense a zero, e nove - nove! - pontos sobre o Benfica. O Guimarães é actualmente o segundo classificado com menos quatro pontos que os portistas.

Falta uma palavra para a arbitragem de Pedro Proença que demonstrou, não obstante alguns erros, imparcialidade e isso é a coisa mais importante em qualquer árbitro seja em que domínio for. Foi coisa que não aconteceu, como se sabe, ontem em Guimarães.

4ª. Jornada, Estádio do Dragão
11-Set-2010; 21:15
Árbitro: Pedro Proença

FC PORTO: Helton; Sapunaru, Maicon, Rolando e Alvaro Pereira; Belluschi, Fernando e João Moutinho (Ruben Micael 66'); Hulk, Falcao (Cristian Rodriguez 72')e Varela (Souza 82')

SP. BRAGA: Felipe; Silvio, Moisés, Rodriguez e Elderson (Miguel Garcia 64'); Vandinho e Luís Aguiar (Hugo Viana 72'); Alan, Leandro Salino e Paulo César; Lima (Matheus 67')

Golos: 0-1 Luís Aguiar 16'; 1-1 Varela 32'; 1-2 Lima 61'; 2-2 Hulk 63'; 3-2 Varela 70'
Disciplina: 15'Cartão Amarelo para Fernando (FC Porto).
36'Cartão Amarelo para Rodríguez (Sp. Braga).
44'Cartão Amarelo Paulo César (Sp. Braga) por entrada pouco tempo antes sobre João Moutinho ainda que o árbitro tivesse deixado decorrer o lance para não beneficiar o infractor.
72'Cartão Amarelo para Salino (Sp. Braga).
81'Cartão Amarelo para Belluschi (FC Porto), por mão na bola.
89'Cartão Amarelo para Sapunaru (FC Porto) por rasteira sobre Paulo César


0 comments: