Blog Widget by LinkWithin

2010-09-19

Liga Zon Sagres: Benfica está vivo e repete resultado da última época contra o Sporting

Sporting logoBenfica logo

Benfica

2-0

Sporting


Cardozo goleador...

O Benfica está muito pressionado dado o atraso já muito pronunciado relativamente ao Porto e qualquer deslize neste ou nos próximos jogos corresponderia ou corresponderá à morte do artista. Jesus fez entrar César Peixoto para a lateral esquerda fazendo subir Coentrão para bloquear as habituais subidas de João Pereira - que quase não se viu no ataque - enquanto o Sporting apresentou uma equipa totalmente diferente da que jogou na Liga Europa, onde o treinador fez alinhar as reservas. Assim, o cansaço não serve de desculpa à pálida exibição leonina, hoje no Estádio da Luz.

Logo aos 4' Cardozo podia inaugurar o marcador mas o remate de pé esquerdo fez a bola embater no poste. As transições ofensivas rápidas do Benfica, apesar de maior tempo de posse de bola do Sporting, fez desequilibrar o jogo para o lado encarnado que chegou na sequência de um pontapé de canto ao primeiro golo. Luisão cabeceou para a bola bater em Carriço, ficando ali à mão de semear para o pé esquerdo de Cardozo inaugurar o marcador.

Foi o tónico necessário para equipa da casa com o apoio do público ficar mentalmente por cima no jogo. O Sporting acabou a primeira parte sem um único remate à baliza, enquanto os encarnados criaram ainda algumas jogadas mais de perigo, como uma em que Saviola um pouco deslocado para a esquerda viu os seus intentos ser desfeiteados por Rui Patrício.

No início da segunda parte apareceu Rúbem Amorim no lugar de Pablo Aimar (certamente por motivos físicos deste) o que poderia traduzir um Benfica mais defensivo. Contudo numa jogada de três toques, Saviola pôs a bola em Cardozo que surpreende toda a gente ao rematar de primeira em volley batendo Rui Patrício que ainda toca na bola, mas de modo insuficiente para pará-la no caminho da baliza.

Por esta altura o domínio era do Benfica que logo a seguir esteve perto do 3-0 numa jogada colectiva de contra-ataque em que Fábio Coentrão finaliza ao segundo poste para defesa de Rui Patrício. Mais um golo nesta altura e seria, certamente, o descalabro leonino, mas pouco depois as coisas podiam ter sofrido uma volta após uma falha clamorosa de Rúbem Amorim que perdeu a bola a fintar na zona defensiva e Liedson, batendo o defesa central, acabou por finalizar ... ao lado, na jogada que constituiu a melhor oportunidade dos visitantes no jogo.

O Sporting acaba o jogo com vários jogadores de cariz ofensivo: Liedson, Postiga, Saleiro, Vukcevic... mas batido em termos de qualidade e quantidade de jogo. Postiga num remate de meia distância ainda exigiu a atenção de Roberto, mas pouco perigo criou - excepção para a oportunidade já referida de Liedson, enquanto Cardozo só à sua conta teve quatro lances: os dois golos, a bola ao poste, um remate de cabeça ligeiramente por cima da barra a finalizar cruzamento da esquerda de Coentrão...

O árbitro apitou demais: 47 faltas apitadas, interrompendo o jogo por tudo e por nada; sem dar a lei da vantagem, marcando faltas em toques banais, e noutros lances em que simplesmente nenhuma falta houve. Errou em dois foras de jogo indevidos na segunda parte: um a Liedson (em jogada que podia ser perigosa) e outro a Carlos Martins. Disciplinarmente foi mais exigente para o Benfica, não se justificaram os amarelos a Fábio Coentrão (simulação de Liedson) e a Airton, porque a confusão foi provocada por Postiga.

Na próxima jornada o Benfica volta à Madeira para jogar contra o Marítimo (sábado) enquanto o Sporting recebe o Nacional no domingo.

51 899 espectadores no Estádio da Luz.
Árbitro: Carlos Xistra

Benfica: Roberto; Maxi Pereira, Luisão, David Luiz e Fábio Coentrão; Javi Garcia; Carlos Martins (Jara 86'), Aimar (Rúbem Amorim ao int.) e César Peixoto; Saviola (Airton 80') e Cardozo.

Sporting: Rui Patrício; João Pereira, Daniel Carriço, Nuno André Coelho e Evaldo; Maniche, André Santos (Saleiro 73') e Valdés; Matías Fernandez (Hélder Postiga 59'); Yannick (Vukcevic 59'), e Liedson.

44'Cartão Amarelo para Fábio Coentrão (Benfica). Por alegado derrube a Liedson, que parece não existir.
71' Cartão Amarelo para Rúben Amorim (Benfica).
90' Cartão Amarelo para Hélder Postiga e Airton depois de uma confusão
90'+1' Cartão Amarelo para César Peixoto (Benfica).


0 comments: