Blog Widget by LinkWithin

2010-08-22

Liga Zon Sagres: Há 58 anos que não se via isto! Benfica a perder os dois primeiros jogos. Porto e Nacional comandam

Resultados da 2ª. Jornada
20 Ago. 20:15Académica1-1Olhanense
21 Ago. 19:15Vitória de Setúbal0-0Braga
21 Ago. 21:15Nacional 2-1Benfica
22 Ago. 17:00Portimonense0-1Naval 1º. de Maio
22 Ago. 18:00Sporting1-0Marítimo
22 Ago. 18:00União de Leiria0-0Paços de Ferreira
22 Ago. 20:15FC Porto3-0Beira-Mar
23 Ago. 20:15Vit. de Guimarães-Rio Ave

Comentários da Jornada:

O caso notável deste início do campeonato é o Benfica e pela negativa. Coisa que eu, desde que nasci, nunca tinha assistido. Duas derrotas nos dois primeiros jogos do campeonato. Duas derrotas que se seguem a outra perante o Porto na Supertaça. Que, por sua vez, se sucedeu a derrota no último jogo da pré-época, em casa, frente ao Tottenham na Eusébio Cup. O Benfica joga assim tão mal? Passou de equipa-maravilha para uma equipa tão má? Não... Simplesmente passou a ter um buraco na baliza de todo o tamanho. Que tamanho? Do tamanho da própria baliza. Este Roberto... não vale nenhum ...e o pior é que eu já tinha dito isso neste blog a 11 de Julho.

Bem, neste jogo na Madeira o Benfica fez uma boa primeira parte e só não a terminou a ganhar porque o guarda-redes fez brilhante intervenção a remate de Saviola e Cardozo... neste princípio de época... enfim... Depois o Nacional apenas teve de esperar pelos erros do árbitro e de Roberto. Livre inexistente junto à lateral da área e golo de Luís Alberto de cabeça na pequena área antecipando-se a Roberto. O Benfica podia ter empatado num penalty que Proença não marcou ... até que um remate de cabeça da entrada da área levou Roberto a deixar a bola bater na barra e a ficar a dormir .. para o 2-0. Segunda derrota consumada que um grande remate de Carlos Martins, entrado tardiamente no jogo, amenizou em tempo de desconto.

O Nacional acumula assim duas vitórias e partilha o comando da classificação com o Porto.

O Braga jogou em Setúbal num jogo interessante mas que terminou sem golos. A boa actuação dos guarda-redes especialmente o do Vitória com três intervenções decisivas fez com que o resultado fosse um nulo. Ambas as equipas coleccionam agora uma vitória e um empate, mas no final a equipa sadina pareceu mais satisfeita com o resultado o que denota que este Braga mantém aspirações bem altas.

Seguindo a ordem das equipas no ano passado, que não a ordem disputada dos jogos, o Porto hoje venceu com facilidade o Beira-Mar. No segundo remate à baliza Falcão marcou de cabeça. O Beira-Mar desperdiçou o empate... para um tal árbitro Capela (afinal, parecem continuar as capelinhas) assinalar um livre inexistente para Beluschi fazer o 2-0, de livre directo. Resultado que ao intervalo não se justificava. Na segunda parte, sim, a superioridade do Porto foi notória e Falcão que marcou dois golos, podia nesta hora já ter quatro ou cinco, não fosse tão grande o desperdício. Uma nota para Ukra que num cabeceamento e choque com um adversário fracturou o nariz e o maxilar.

Em Alvalade o minuto 88 foi salvador. Um penalty criado por Liedson (mesmo neste fraquinho Sporting, Liedson ainda resolve...) permitiu a Mathias Fernandez dar os três pontos a uma equipa que continuou a mostrar muitos problemas, conseguindo melhor resultado do que exibição. Também neste jogo houve um infeliz incidente com João Pereira a sair para o hospital com traumatismo craniano após um choque com o seu próprio guarda-redes.

Esta jornada só teve um vencedor fora de casa: a Naval que foi vencer em Portimão com um golo de Domeneche aos 44' a ser decisivo. Nem o facto da equipa figueirense ter ficado a jogar com dez - Carlitos foi expulso aos 74' - impediu a vitória de Zvunka, que teve, porém, muita sorte num lance aos 77' em que André Pinto enviou na marcação de um livre a bola à barra e na recarga Lito atirou ao poste.

Registaram-se dois empates uma vez que para além do Setúbal-Braga também o jogo União de Leiria-Paços de Ferreira terminou tal como começou, ou seja 0-0. Curioso que a equipa de Leiria é a única que nos jogos que participou ainda não teve golos. Regista dois empates a zero.

Amanhã a Jornada 2 completa-se com o Guimarães a receber em casa o Rio Ave.

Para a 3ª. Jornada o Porto desloca-se a Vila do Conde num jogo que costuma ser tradicionalmente difícil para os «dragões». O Nacional volta a jogar em casa recebendo o Guimarães. O Benfica vai estar em «pulgas» ao receber o Setúbal, que ainda não perdeu, e espero que Roberto nem sequer entre no Estádio... porque dará azar. A jornada conclui-se na segunda-feira com o Sporting a jogar com a Naval na Figueira da Foz.

Cassificação
LugarClubePontosGolos
1. Porto 64-0
1. Nacional 63-1
3. Braga4 3-1
3.Académica 4 3-2
3.Vitória de Setúbal 41-0
3. Paços de Ferreira 4 1-0
7.Naval 1º. de Maio31-1
7.Sporting 3 1-1
7. Olhanense 21-1
10União de Leiria20-0
11.Vit. de Guimarães(*)10-0
12.Rio Ave (*) 10-1
13. Beira-Mar 10-3
13.Benfica02-4
13.Marítimo 00-2
13.Portimonense0 1-4
(*) Só têm um jogo disputado; defrontam-se amanhã em Guimarães


Calendário da 3ª. Jornada
28 Ago. 19:15Nacional-Vitória de Guimarães
28 Ago. 21:15Benfica-Vitória de Setúbal
29 Ago. 16:00Paços de Ferreira -Portimonense
29 Ago. 16:00Beira-Mar-Académica
29 Ago. 18:00Braga-Marítimo
29 Ago. 19:00Olhanense -União de Leiria
29 Ago. 20:15Rio Ave-FC Porto
30 Ago. 20:15Naval 1º. de Maio-Sporting


1 comments:








Miguel

disse...

Fernando,

Acho que a culpa não é só do Roberto ...

Para a minha consolação, o teu SLB está pior do que o meu SCP ...

Excepto na Europa ...!

Um Abraço da M&M & Cª!