Blog Widget by LinkWithin

2010-08-13

Braga ganha, com naturalidade, o jogo de estreia da Liga Zon Sagres 2010/2011

Portimonense SC logoS.C. Braga logoSC Braga

3-1

Portimonense SC


Braga venceu com tranquilidade

No jogo da estreia da agora denominada Liga Zon Sagres os bracarenses grande sensação da época passada em que se classificou no segundo lugar e que na próxima semana, já depois de eliminar o Celtic, mede forças com o Sevilha para um lugar de acesso na fase de Grupos da Champions League, defrontou em casa o regressado Portimonense, vinte anos depois da última participação no escalão maior do futebol português.

A equipa algarvia surgiu a demonstrar alguma tremideira defensiva especialmente nas bolas paradas e os bracarenses ameaçaram marcar logo nos primeiros minutos, nomeadamente num cabeceamento ao lado de Rodriguez na sequência de um pontapé de canto da direita do ataque dos locais.

Foi aos 22' que também de cabeça e também na sequência de uma bola "parada", neste caso um livre, que Matheus inaugurou o marcador: Alain, que vira o cartão amarelo por ter querido marcar o livre rapidamente (antes do apito do árbitro) bateu o livre da intermediária do lado direito do meio campo ofensivo e Matheus rematou cruzado de cabeça com a bola a entrar junbto ao "segundo" poste da baliza de Pedro Silva.

O 4-3-3 dos visitantes não gerava muitos incómodos à defensiva bracarense mas aos 40' não fosse Felipe o guarda-redes brasileiro recém-contratado pelo Braga, Jumisse teria empatado o jogo com um remate de cabeça na pequena área após outra cabeçada de André Pinto. O jogo poderia ter-se complicado, efectivamente, para o Braga mas afinal até foram descansados os adeptos para o cafezinho (talvez a cervejinha, face ao calor) do intervalo porquanto aos 45' Paulo César de pé direito num remnate de primeira na meia-lua depois de toque de cabeça de Lima aumentopu a vantagem dos bracarenses.

Ao intervalo, Litos deixou Pedro Moreira nos balneários e apostou em Peña para dar mais velocidade ao meio campo e, cinco minutos depois, foi obrigado a mexer novamente na equipa, com a lesão de Kadi que deu o lugar a Pires. O Braga voltou a ameaçar novo golo logo na reentrada e novamente de canto face á permeabilidade portimonense, mas desta vez a bola passou por dois jogadores bracarenses que não a conseguiram desviá-la para a baliza. Quem marcaria foram os visitantes aos 54' reentrando na discussão do resultado: Elias desviou para a baliza com o ombro, um livre da esquerda de Ricardo Pessoa.

É óbvio que o jogo ganhou interesse face a alguma dúvida agora relativa,mente ao resultado tendo os visitantes ameaçado por duas vezes o empate. Primeiro por Pelembe – fez uma boa estreia no Campeonato Português – que, após iniciativa individual pela esquerda, chutou cruzado, com o remate a ser desviado pela defesa bracarense. Depois (66'), Pires, na cara de Felipe, não conseguiu acertar na bola após cruzamento de Elias.

O Braga com o avançar do tempo de jogo percebeu a ameaça e acabou por aproveitar a permeabilidade defensiva do Portimonense para «acabar» com o jogo aos 83. Jogada pela direita de Leandro Salino, bateu Nilson que optou por entrar à bola, em vez de opor-se no espaço, e o avançado do Braga ficou com a baliza como alvo, para atirar cruzado fazendo a bola entrar na malha interior ao segundo poste sem que o veterano guarda-redes Pedro Silva, se pudesse opor.

Os bracarenses justificaram o triunfo com alguma réplica do Portimonense que teve o mérito de deixar o resultado do jogo incerto até perto do final, mas há muito trabalho ainda a realizar.

O árbitro Carlos Xistra não teve casos sérios par julgar mas foi muito ligeiro na amostragem de cartões amarelos (seis com 4 para bracarenses e 2 para portimonenses).



Ficha do Jogo:
Estádio AXA em Braga 1º Jogo da 1ª Jornada da Liga Zon Sagres Época 2010/2011

Arbitro Carlos Xistra, eis as equipas:

SP. BRAGA: Felipe; Miguel Garcia, Rodriguez, Moisés e Elderson; Vandinho, Salino e Alan; Matheus (Élton 81'), Paulo César (Andrés Madrid 86'), e Lima (Luís Aguiar 56').

PORTIMONENSE: Pedro Silva; Ricardo Pessoa, André Pinto, Di Fábio e Nilson; Jumisse, Eliasa (Pedro Moita 71'), e Pedro Moreira (Peña 46'); Helder Pelembe, Ivanildo e Calvin Kadi (Pires 51').

Disciplina
25' Cartão Amarelo para Di Fábio (Portimonense).
27' Cartão Amarelo para Alan (Sp. Braga) por ter marcado um livre sem esperar pelo apito do árbitro
36' Cartão Amarelo para Moisés (Sp. Braga).
70'Cartão Amarelo para Peña (Portimonense).
79' Cartão Amarelo para Miguel Garcia (Sp. Braga).
84' Cartão Amarelo para Vandinho (Sp. Braga).


0 comments: