Blog Widget by LinkWithin

2010-08-21

Benfica, masoquista, paga uma fortuna... para perder jogos

Benfica logoNacional logo

Nacional

2-1

Benfica




Adeus campeonato... e ainda agora começou!

Vamos começar pelo fim. O Benfica perdeu outra vez. Há mais de cinquenta anos que não acontecia isto: perder os dois primeiros jogos do campeonato, aparecer com zero pontos na classificação, e é já o quarto jogo consecutivo a perder: com o Tottenham (para a Eusébio Cup, para a Supertaça, e agora com a Académica e com o Nacional).

Denominador comum: falhas de Roberto, um guarda-redes espanhol pelo qual o Benfica pagou uma fortuna - 8,5 milhões de euros pagos ...para perder jogos.

O contraste visível com Bracalli: grande defesa a remate de cabeça de Saviola, outra intervenção fundamental na segunda parte a garantir primeiro o empate e depois a vantagem.

O Benfica começou bem o jogo querendo demonstrar que a derrota com a Académica fora acidental; tomou a iniciativa do jogo, superiorizou-se territorialmente mas falhou as oportunidades que dispôs: Gaitán aos 13' falhou a emenda final ao segundo poste depois de iniciativa desequilibradora de Saviola e cruzamento de Maxi Pereira; aos 32'remate de primeira de Oscar Cardozo por cima após cruzamento de Coentrão. Há ainda a defesa estrondosa de Bracalli a evitar um golo certo de Saviola.

Do lado do Nacional registe-se um livre no meio-campo ofensivo de Skolnik com a bola enviada para a área encarnada e Roberto a falhar a intervenção mas não foi perú porque a bola saiu ao lado... e um remate de pé esquerdo de Orlando Sá por cima da barra.

Na segunda parte o jogo com cinco minutos de jogo o Nacional ganhou avanço no marcador (e mais do que isso um tónico adicional); livre junto à lateral da área e Luís Alberto antecipou-se a Roberto para marcar. O Benfica perdeu capacidade que Jesus quis reencontrar com a entrada de mais um avançado (Jara para o lugar de Maxi). Mas logo depois o Nacional aumentou para 2-0 com mais uma abébia de Roberto. Um cabeceamento de longe bambeado para a baliza e o guarda-redes fica a ver a bola a bater na áreas em vez de intervir enviando a bola para canto, no ressalto Orlando Sá aproveitou para também de cabeça fazer o segundo golo e certamente consumar a vitória nacionalista.

Assim foi, o Benfica atacou - neste campo Fábio Coentrão voltou a ser dos melhores -
mas só em tempo de descontos Carlos Martins, com um remate de fora da área, bateu Bracalli. Aos 77' já Carlos Martins na conversão de um livre directo fizera brilhar (novamente) o guarda-redes do Nacional.

Ja sabem que eu não gosto de Pedro Proença (que deve ser o sócio benfiquista que mais prejudica o clube). Espalhou amarelos por tudo que mexia e na minha opinião deixou por marcar um penalty sobre Fábio Coentrão quando o resultado estava em 1-0.

BENFICA (Titulares): Roberto, Maxi Pereira (Jara 58'), Luisão, David Luiz, Fábio Coentrão, Rúben Amorim, Javi García, Aimar (Nuno Gomes 82'), Gaitán (Carlos Martins 69'), Cardozo, Saviola

Suplentes: Moreira, Sidnei, Carlos Martins, Airton, Nuno Gomes, Weldon, Jara.

NACIONAL (Titulares): Bracali, Patacas, Danielson, Felipe Lopes, Tomasevic, Bruno Amaro, Luís Alberto, Skolnik, Mihelic (Todorovic 66'), Orlando Sá (Mateus 84'), Diego Barcellos (Edgar Costa 77').

Suplentes: Elisson, Nuno Pinto, Todorovic, João Aurélio, Thiago Gentil, Mateus, Edgar Costa.
Golos: 1-0 Luís Alberto 50'; 2-0 Orlando Sá; 2-1 Carlos Martins 90+4'
Disciplina: 38'Cartão Amarelo para Mihelic (Nacional).
42'Cartão Amarelo para Maxi Pereira (Benfica).
49'Cartão Amarelo para Javi García (Benfica).
55'Cartão Amarelo para Saviola (Benfica) por pontapé nas pernas de Danielson
68'Cartão Amarelo para Luisão (Benfica).
69'Cartão Amarelo para David Luiz (Benfica) por palavras ao árbitro.
74'Cartão Amarelo para Skolnik (Nacional).
76'Cartão Amarelo para Patacas (Nacional) por derrubar Fábio Coentrão
77'Cartão Amarelo para Rúben Amorim (Benfica).
80'Cartão Amarelo para Orlando Sá (Nacional).
85'Cartão Amarelo para Tomasevic (Nacional).
90'Cartão Amarelo para Todorovic (Nacional) por falta sobre Saviola.
90+3'Cartão Amarelo para Carlos Martins (Benfica) por falta sobre Edgar Costa.


1 comments:








tulipa

disse...

Há 58 anos que não se via nada igual para as bandas do Benfica: duas derrotas consecutivas na abertura do campeonato. Depois da Académica na ronda inaugural, na Luz (1-2), hoje foi o Nacional a travar os “encarnados”: 2-1. Uma segunda parte confrangedora, dois lances de bola parada, duas saídas em falso do guarda-redes Roberto e mais três pontos perdidos. Em dia de estreia da camisola comemorativa do centenário dos madeirenses, a prenda não poderia ter sido melhor, com o primeiro lugar da Liga a enfeitar o bolo.

Jorge Jesus até pode ver confirmado o seu prognóstico de reconquista do título nacional, mas para já está a léguas de ressuscitar a “onda vermelha” que embalou a equipa desde o arranque da temporada passada. Quem agradece é o FC Porto, que assiste serenamente ao hara-kiri dos concorrentes lisboetas...

Agora é só sofrer à conta das derrotas do Benfica!!!