Blog Widget by LinkWithin

2010-07-30

Benfica ganha primeiro jogo do Torneio do Guadiana

Feyenoord logoBenfica logoBenfica

4-1

Feyenoord


Segunda parte de luxo esturrica holandeses

Antes do começo do jogo assistiu-se a um minuto de silêncio (na realidade, foi um minuto de palmas)em homenagem do actor e encenador ontem falecido, António Feio.

O Benfica começou mal o jogo com Rúben Amorim, ao tentar passar a bola para o guarda-redes, a oferecer o golo aos holandeses, já que o jovem russo Smolov ficou com a bola e não teve dificuldades em bater Roberto que regressou à baliza (e logo o Benfica sofreu golos, ainda que, neste caso, sem responsabilidades).

A verdade é que o Benfica esteve praticamente meia hora amorfo, sem conseguir aproximar-se da baliza holandesa, face ao meio-campo muito pressionante dos visitantes a «matar» as jogadas logo na sua fase inicial. Foi pelo lado esquerdo e com os defesas Fábio Coentrão - David Luís que o Benfica protagonizou a primeira jogada de perigo e que viria a ditar uma mudança completa no sentido do jogo. David Luís começou e acabou a jogada depois de combinar com Coentrão, rematando em volley mas com o golo a escapar por centímetros - a bola bateu na barra. Nos cinco minutos seguintes o Benfica criou outras tantas jogadas de perigo e o Feyenoord viu com agrado expirar-se o tempo do primeiro «round». porque já estava encostado às cordas.

No início da segunda parte o Benfica fez quatro alterações do meio-campo para a frente e só foi preciso esperar cinco minutos para ver Cardozo empatar após um passe de Fábio Coentrão. O Benfica teve um domínio importante com Cardozo de cabeça a enviar a bola à barra na sequência de um canto da esquerda (aos 57') mas passados dois minutos os holandeses estiveram perto de voltar ao comando do marcador quando Diego Biseswar à entrada da área pelo lado esquerdo fez um remate com selo de golo mas Roberto com uma grande defesa desviou a bola ainda que ligeiramente fazendo-a bater na quina da baliza. Foi praticamente a única defesa do guarda-redes mas que se revelou de grande importância.

David Luís noutra iniciativa ofensiva de categoria atiraria ao poste para Jara fazer o mesmo de seguida e percebia-se pela supremacia encarnada que novo golo do Benfica seria uma questão de tempo. Aos 72' Ramires fez um passe de ruptura isolando Cardozo que com o pé esquerdo fuzilou o guarda-redes Mulder. A equipa do Benfica já quase toda remodelada (sete substituições) beneficiou da quebra física dos holandeses, dada a alta temperatura verificada e o facto do treinador do Feyenoord só ter procedido a três substituições (e todas já no último quarto de hora do jogo).

Foi, com naturalidade, que o Benfica ampliou a vantagem agora por Felipe Menezes na marcação de um livre directo em que a defesa foi surpreendida pensando que seria Cardozo a bater o livre. Ainda aos 86' com Cardozo outra vez no lance a disputar a bola com o central e a aparecer Ruben Amorim a aproveitar de pé esquerdo a enviar junto ao poste sem que o guarda-redes sequer tivesse possibilidade de esboçar a defesa.

Não houve casos de maior em termos de arbitragem se bem que não fosse um jogo particular teria havido um ou outro cartão amarelo (Ruben Amorim que o diga).

Houve ainda a marcação de penalties como forma de desempate (se a isso houver lugar o que é improvável face ao resultado) e aí o Benfica também ganhou por 5-4 com Cardozo, Felipe Menezes, Ruben Amorim, David Luís e Fábio Coentrão a marcarem. Os holandeses falharam logo a primeira quando Vlaar atirou por cima da barra.

Amanha joga o Feyenoord com o Aston Villa e no domingo à noite o Benfica encerra o torneio jogando com os ingleses a partida decisiva para atribuição do troféu.

1º. Jogo do X Torneio do Guadiana

Árbitro: Duarte Gomes

BENFICA: Roberto; Rúben Amorim, Sidnei (77' Luisão), David Luiz e Fábio Coentrão; Javi Garcia (46' Airton), Carlos Martins (46' Carlos Martins), Aimar (46' Jara) e César Peixoto (65' Felipe Menezes); Saviola (78' Luís Felipe) e Kardec (46' Cardozo).

Suplentes: Júlio César, Luís Felipe, Luisão, Fábio Faría, Airton, Ramires, Felipe Menezes, Cardozo, Jarra, Weldon, Nuno Gomes, Gaitán, Roderick e Balboa.

Treinador: Jorge Jesus

FEYENOORD: Erwuin Mulder; Stefan De Vrij,Ron Vlaar, André Bahia e Tim de Cler; Karim El Ahmadi (76' Van Haarem), Eroy Fer, Wijnaldum e Luigi Bruins (81' Dani Fernández); Diego Biseswar e Smolov (76' Luc Castaign).

Suplentes: Rob Van Dijk, D. Dani Fernández, Adil Auassar, Kamohelo Mokotjo, Lumb, Luc Castaign e Van Haarem.

Treinador: Mário Been

Golos: 0-1 Smolov 4'; Cardozo (2) aos 50' e 72'; 3-1 Felipe Menezes 75'; 4-1 Ruben Amorim 85'

Acção disciplinar: Nada a registar


0 comments: