Blog Widget by LinkWithin

2010-06-28

2010 FIFA World Cup South Africa: Vamos ter um confronto Brasil - Holanda nos Quartos de Final

Flag of ChileFlag of BrazilBrazil

3-0

Chile

Bastaram 38 minutos para o Brasil ganhar a qualificação

Depois do primeiro lugar obtido pelo Brasil no Grupo G que o empate de Portugal permitiu, não havia dúvidas sobre o favoritismo brasileiro frente ao Chile que perdera no terceiro jogo frente aos espanhóis mas que garantiu a qualificação face à ineptidão dos suiços que empataram frente aos hondurenhos. Esse favoritismo era, aliás, claramente alicerçado nas estatísticas. O Brasil vencera os último sete jogos frente aos chilenos e ocupa o 1º. lugar no ranking FIfa enquanto o Chile é apenas 18º. É óbvio que nós portugueses preferíamos ver o Brasil a jogar com a Espanha (1º e 2º do ranking deixando o Chile para Portugal. Não foi assim (Portugal contra o Brasil também pouco tentou para ser diferente) e assim em termos lógicos temos o Brasil apurado e agora esperemos que amanhã seja Portugal a contrariar o favoritismo dos europeus espanhóis.

O jogo de hoje decorreu nos primeiros minutos com equilíbrio, a equipa chilena não abdicou de jogar taco a taco, distribuindo o espaço e a posse de bola (o que não aconteceu na primeira parte, como se sabe do Brasil-Portugal).

A primeira jogada de perigo ocorreu num remate de fora da área de Gilberto Silva aos 9' que o guarda-redes contrariou defendendo para canto (o terceiro de uma sucessão). O jogo estava embrulhado e foi de canto que o Brasil começou por resolvê-lo. Da direita do ataque o canto apontado por Maicon encontrou três brasileiros juntos em posição de remate. Foi Juan que cabeceou sem oposição inaugurando o marcador aos 35'.

Passados três minutos o Brasil chegou ao 2-0 e truncou o interesse do jogo decidindo-o prematuramente.

Foi um contra-ataque conduzido por Robinho pela esquerda, com passe horizontalk para o centro para Kaká abrir verticalmente para a área onde Luís Fabiano se desmarcou, driblou o guarda-redes e facturou o seu terceiro golo na prova.

Na segunda parte foi o Brasil que ainda aumentou a vantagem após uma excelente jogada individual do benfiquista Ramires (que actuou a titular, mas que «borrou» a pintura ao ver o cartão amarelo, estando, por acumulação deles, impedido de jogar os quartos de final contra a Holanda) que libertou no último momento à esquerda para Robinho, que teve actuação discreta, facturar o terceiro golo.

A equipa chilena consciencializou-se do terminus da sua epopeia na África do Sul (saldada com duas vitórias e duas derrotas), continuou a bater-se dignamente procurando até o seu golo de honra em jogadas protagonizadas por Valdivia que entrou ao intervalo e de Suazo - atirou à barra aos 78' - mas sem pôr em causa a supremacia no marcador da equipa brasileira ou sequer exigir de Júlio César grandes intervenções.

A arbitragem do inglês Webb não teve a influência negativa das arbitragens dos jogos de ontem e só por isso merece nota positiva (não se entende bem é porque entre equipas sul americanas foram escolhidos árbitros europeus e entre equipas europeias temos mais um árbitro sul americano: Portugal faz amanhã o 4º. jogo e tem o 4º. árbitro sul americano com a agravante ainda de este ser argentino. Os espanhóis - que aliás, comandam o Comité de Arbitragem da Fifa - onde está o castigo de David Villa que agrediu um adversário? - ficariam satisfeitos se fosse nomeado um árbitro do Brasil ou de Angola, neste último caso se lá estivesse algum, para este jogo?)
GOLO de Robinho (Brasil) na sequência de uma grande jogada de Ramires. O médio do

A Holanda venceu no jogo do início da tarde a Eslováquia por 2-1 (o golo eslovaco por Vittek, naturalmente) com golos de Robben e Sjneider (1-0 ao intervalo) e defronta o Brasil nos Quartos de Final no próximo dia 2 de Julho às 15:00 horas de Portugal, em Port Elizabeth.

Árbitro: Howard Webb

BRASIL: Júlio César; Maicon, Lúcio, Juan e Michel Bastos; Dani Alves, Gilberto Silva, Kaká (Kleberson, 81m) e Ramires; Luís Fabiano (Nilmar, 75m) e Robinho (Gilberto, 84m).

CHILE: Bravo; Isla (Millar, 62m), Contretas (Tello, 46m), Jara e Fuentes; Vidal, Carmona e Beausejour; Alexis Sanchez, Suazo e Mark Gonzalez (Valdivia, 46m).

Golos: 1-0, Juan (35m); 2-0, Luis Fabiano (38m); 3-0, Robinho (59m).

Disciplina:
30' Cartão Amarelo para Kaká (Brasil) por falta sobre Vidal.
47' Cartão Amarelo para Arturo Vidal (Chile).
68' Cartão Amarelo para Ismael Fuentes (Chile), por falta sobre Luis Fabiano.
72' Cartão Amarelo para Ramires (Brasil), por falta sobre Alexis Sanchez.
80' Cartão Amarelo para Rodrigo Millar (Chile).


0 comments: