Blog Widget by LinkWithin

2010-06-14

2010 FIFA World Cup South Africa: Itália, actual campeã do Mundo, não foi além do empate frente ao Paraguai

Flag of ParaguayFlag of ItalyItália

1-1

Paraguai

Já é costume italianos começarem mal...

Primeiro jogo do Grupo F (amanhã disputa-se o Nova Zelândia-Eslováquia) entre as duas equipas favoritas para a passagem à fase seguinte. Lippi colocou Gilardino a ponta de lança (com Di Natale no banco) e Iaquinta muito desviado para a ala direita, enquanto no Paraguai Cardozo ficou no banco.

Os italianos procuraram entrar no jogo assumindo a sua qualidade de campeões do Mundo e o Paraguai consentiu nesse domínio aliás estéril em termos de criação de oportunidades. O jogo, disputado sob chuva. teve marcações muito em cima deixando pouco espaço para um futebol linear. A equipa paraguaia foi subindo no campo à medida que o tempo decorria e equilibrou o jogo.

De bola parada (na sequência de um livre junto a uma das laterais) o cruzamento longo de Torres para a área italiana teve o cabeceamento vitorioso de Alcaraz, central paraguaio que já representou o Beira Mar, aos 39 minutos de jogo dando vantagem aos sul-americanos.

Na segunda parte os italianos defrontaram-se com dificuldades em criar perigo e Lippi viu a necessidade de fazer substituições entrando Camoronese, para o lugar de Marchisio, ficando com uma sibstituição por fazer já que ao intervalo sem motivo conhecido Buffon ficou nos balneários entrando Marchetti.

O meio-campo italiano passou a carburar melhor (não obstante o cartão amarelo logo visto pelo recém-entrado Camoronese)mas foi também de bola parada que os italianos chegaram ao empate. Pepe -para nós um dos melhores emc campo- marcou rapidamente o canto do lado esquerdo do ataque com a defesa ainda mal posicionada e Villar também a colaborar não interceptando a bola, para Roossi desviar com o pé para o fundo da baliza.

Podia-se pensar que o empate empolgaria os italianos mas à entrada de Di Natale o treinador paraguaio respondeu com a entrada de Jonathan Santana e mais tarde com a substituição dos dois homens de ataque por outros dois frescos - Roque Santa Cruz e Cardozo - mantendo o equilíbrio no jogo desfeito nos últimos minutos em função da lesão de Santana que fez figura de corpo presente na parte final do jogo, mas sem que a baliza do Paraguai tivesse passado por momentos aflitivos.

O árbitro mexicano - que parecia que não era nada com ele, praticamente não dialogando com os jogadores - fez uma boa exibição.

Alcaraz do Paraguai foi considerado «the man of the match».

Nos jogos de hoje que não acompanhámos os resultados foram Holanda-Dinamarca 2-0 e Japão-Camarões 1-0.

1ª. Jornada do Grupo F
Cape Town - Estádio Green Point
Árbitro Benito ARCHUNDIA (MEX)

ITÁLIA: Buffon (Marchetti 46'), Cannavaro, Zambrotta, Chiellini, Criscito, Montolivo, Pepe, De Rossi, Marchisio (Camoranesi 59'), Iaquinta e Gilardino (Di Natale 76').

PARAGUAI: Villar, Alcaraz, Paulo da Silva, Claudio Morel, Aureliano Torres, Bonet, Cristian Riveros, Víctor Cáceres (Jonathan Santana 60'), Enrique Vera, Nelson Valdez e Lucas Barrios (Óscar Cardozo 76').

Golos: 0-1 Alcaraz aos 39'; 1-1 De Rossi 63'

Disciplina: 62'Cartão Amarelo para Víctor Cáceres (Paraguai), por uma entrada à margem da lei sobre Montolivo. Mas o árbitro podia ter mostrado outra cor.
70' Cartão Amarelo para Camoranesi (Itália), por pisar o adversário sem bola.


0 comments: