Blog Widget by LinkWithin

2009-12-11

Joaquim Ferreira Bogalho, uma das maiores figuras da história do Benfica, nasceu há 110 anos

Joaquim Ferreira Bogalho nasceu em Benedita, concelho de Alcobaça, no dia 11 de Dezembro de 1899, ou seja há 110 anos. Um dos mais extraordinários benfiquistas que marcou indelevelmente a história do clube: da eleição para vice-secretário em 05.Agosto.1926 até à presidência do clube (eleito em 15. Mar.1952 e tomada de posse em 07 de Abril), ocuparia outros lugares já de destaque como seja o de Presidente do Conselho Fiscal em 1940 e Presidente da Secção do Futebol em 1 de Setembro de 1945. Foi reeleito várias vezes como Presidente do clube tendo sido em 30 de Março de 1957 o último dia como dirigente. Faleceria vinte anos depois em 30 de Setembro de 1977, quando era o sócio nº. 44.

Como podem ver através do link acima fornecido Ferreira Bogalho teve um papel preponderante na construção do Estádio da Luz. Com a devida vénia transcrevemos esta passagem:

"Joaquim Ferreira Bogalho foi como que o presidente que cortou, definitivamente, o elo com o futebol romântico em Portugal. Profissionalizando-o, sem complexos ou hipocrisias. Chamaram-lhe megalómano quando, na ânsia de destruir o império que o Sporting ameaçara criar, contratou Fernando Caiado ao Boavista, por 200 contos, no que seria a maior transferência até então do futebol português. E com nomes ainda mais feios o vituperaram, até alguns dos próprios pares quando aceitou pagar 12 contos por mês a Otto Glória para que ele revolucionasse, como revolucionou, o futebol do Benfica.

O Estádio da Luz foi sonho seu. Desafio de uma vida. De paixão ardente. De tal modo que, no dia da inauguração, a 1 de Dezembro de 1954, depois de lida a mensagem de felicitações de Salazar, António Ribeiro dos Reis, a quem competiria, por protocolo, a inauguração do estádio que se chamava ainda de... Carnide, na sua condição de presidente da Assembleia Geral, não o quis fazer, para não ser injusto com Bogalho, cujo discurso foi ponteado por lágrimas e longas pausas de comoção: «Foi um milagre! Um milagre da nossa fé inquebrantável; milagre do nosso querer irresistível; milagre do nosso amor a esta colectividade que se chama Sport Lisboa e Benfica. Eu profetizara este acontecimento em 29 de Maio de 1952, no Porto, no banquete comemorativo da inauguração do Estádio do F. C. Porto e consideraram-me um lunático, um sonhador, ou simplesmente um louco...".

É de massa de gente anónima e sofredora mas de personalidades ímpares, sonhadoras e empreendedoras como foi este vulto do clube que se constrói a história do mais grandioso clube português.


0 comments: