Blog Widget by LinkWithin

2009-12-06

Benfica goleia Académica e volta a igualar Braga no comando da classificação

Académica logoBenfica logoBenfica

4-0

Académica


Três golos de Cardozo e génio de Saviola num futebol de Inverno

No derby de Alvalade o Benfica ao empatar deixou fugir o Braga mas nesta jornada os bracarenses apenas evitaram a derrota no Estádio do Mar já perto do final.

O Benfica sem Javi Garcia (a cumprir um jogo de castigo) recuperou para o jogo Aimar e Luisão aparecendo assim com a melhor equipa, com Rúben Amorim no papel do espanhol e com César Peixoto na lateral esquerda.

Em tempo de chuva o estado do relvado foi-se degradando ao longo do jogo mas o Benfica arranjou maneira de resolver o jogo a tempo. Aos 6' já o Benfica vencia com uma desmarcação da Saviola a isolar Cardozo (em posição regular) que correndo com a bola para a só oposição de Rui Nereu rematou com o pé esquerdo, rasteiro para perto do primeiro poste, inaugurando o «placard». A Académica não acusou o golo e soube equilibrar o jogo em termos de posse de bola, faltas e ataque, mas a eficácia e a capacidade individual dos jogadores é que fez a diferença. Já depois da meia hora um ataque pelo lado direito encarnado libertou Saviola que fez um chapéu espectacular fazendo o 2-0.

Na segunda parte o Benfica dominou nos primeiros minutos e aos 54' aproveitando uma defesa de recurso de Rui Nereu a remate de Di Maria, Cardozo facturou de cabeça na recarga. Passou a questionar-se apenas quantos mais golos haveria mas há a assinalar por volta de uma hora de jogo um lance em que David Luíz escusadamente na área defensiva puxou um avançado conimbricense a pedir penalty que o árbitro não concedeu.

Então já o treinador da Académica mexera na equipa com uma dupla substituição ao intervalo mas o jogo já estava mais do que resolvido.

O Benfica chegaria ainda ao quarto golo na marcação de um livre da direita por Di Maria com cruzamento para a área e finalização impecável de cabeça por parte de Cardozo a aumentar a liderança na classificação dos melhores mnarcadores.

Mais uma chuvada intensa degradou ainda mais o estado do terreno que deixou de ser praticável na zona central e com as substituições no Benfica a preservar os jogadores mais influentes (Saviola, Aimar e Cardozo, por esta ordem) levou o jogo para um quarto de hora final desinteressante com o campo pouco menos que impraticável e com as equipas conformadas a procurarem evitar as lesões. Quem não evitou sanção disciplinar (cartão amarelo) foi David Luíz que colecciona 4 e por isso se for admoestado em Olhão no próximo jogo ficará afastado do clássico com o Porto.

O jogo, dado o estado do campo, não foi fácil de arbitrar mas os jogadores não complicaram. De qualquer modo houve erros de Cosme Machado e auxiliares. O mais grave já foi relatado durante a crónica (penalty de David Luíz por assinalar).

Estádio do Sport Lisboa e Benfica
Árbitro: Cosme Machado (Braga)

BENFICA - Quim; Maxi Pereira, Luisão, David Luiz e César Peixoto; Ruben Amorim; Ramires, Aimar (Fábio Coentrão 76') e Di María; Saviola (Weldon 67'),e Cardozo (Nuno Gomes.

SUPLENTES: Júlio César, Miguel Vítor, Fábio Coentrão, Urreta, Felipe Menezes, Weldon e Nuno Gomes.

ACADÉMICA – Rui Nereu; Pedrinho, Berger, Orlando e Emído Rafael; Tiero, Nuno Coelho (Miguel Pedro 58') e Cris; Sougou (Vouho 58'), Éder e João Ribeiro (Diogo Gomes 71').

SUPLENTES: Barroca, Amoreirinha, Pedro Costa, Paulo Sérgio, Diogo Gomes, Miguel Pedro, Licá e Vouho.

Golos: Óscar Cardozo (6, 54, 68); Saviola (31)

Disciplina: 59'Cartão Amarelo para Di Maria (Benfica).
64' Cartão Amarelo para Vouho (Académica) por falta sobre Luisão.
85' Cartão Amarelo para César Peixoto (Benfica).
87' Cartão Amarelo para David Luiz (Benfica).


0 comments: