Blog Widget by LinkWithin

2009-09-19

Braga vence o Porto e assume-se candidato

Braga logoPOrto logo

Braga

1-0

Porto



Este jogo já deu para ver que o Porto está diferente...

Jesualdo insistiu na presença de Guarín no meio-campo preterindo Belluschi (que não saiu do banco mesmo não tendo esgotado as substituições), tal como contra o Chelsea, mas colocando os titulares Falcão e Varela (que só jogaram na segunda parte no jogo da Champions). No Braga, Eduardo e Alan tinham motivos de empenho ainda mais especiais porque para além do Braga comandar a classificação, 100% vitorioso, faziam anos hoje. O jogo foi vivo mas muito taático, muito lutado e pouco jogado, e se os adeptos do Porto vinham defendendo um grande Porto mesmo sem Lucho e sem Lisandro (já não falando em Cissokho), nada melhor do que este jogo para perceber que este Porto é diferente: muita força (Guarín, Hulk, até Falcão...), mas muito menor criatividade, menos criação de jogo ofensivo.

O Braga na minha opinião teve (quase) sempre ligeiro ascendente sobre o adversário, teve mais iniciativa com Alan e Mossoró nas alas a sobressairem mas o trabalho para Helton (e o mesmo se diga para Eduardo, quase até ao final do jogo) foi praticamente inexistente.

Uma jogada de maior "frisson" ocorreu quando João Pereira quase introduziu a bola na sua baliza (37') após uma boa jogada de Varela no ataque portista e cruzamento da direita. Respondeu o Braga com um desiquilíbrio gerado na esquerda por Mossoró para Meyong em antecipação, mas muito pressionado, concluir ao lado.

Foi Jesualdo Ferreira o primeiro a mexer na equipa fazendo entrar Farias e Cristian Rodriguez para os lugares de Falcão e Raúl Meireles, aparentemente procurando dar mais poder de ataque com Cristian na esquerda passando Hulk mais para próximo da baliza no centro. Domingos esperou e viu a sua equipa chegar à vantagem num lance inesperado. Livre marcado curto por Hugo Viana (marcou todos os livres e pontapés de canto do Braga), alguma desconcentração, Mossoró deu um toque para Alan e este procurou centrar mas a bola desviou no corpo dum defesa portista e ganhou uma trajectória que ultrapassou Helton entrando na baliza portista batendo na malha lateral interna ao segundo poste. Estava inaugurado o marcador aos 68', um tanto surpreendentemente, não por ser do Braga, mas porque as oportunidades de golo escasseavam.

Com pouco mais de 20 minutos para jogar percebeu-se que a vida do Porto ficara muito mais difícil e logo se adivinhou que o Braga podia terminar a 5ª. jornada com cinco vitórias. Domingos substituiu os dois homens mais avançados - Paulo Jorge e Meyong - por homens frescos e mais móveis de trás para a frente - Matheus e Diogo Valente e reforçou ainda o meio-campo ofensivo com Andrés Madrid. O Porto lutou até ao final e em tempo de descontos teve dois lances que podiam ter proporcionado o empate não fosse o aniversariante Eduardo a evitar com duas grandes defesas junto aos postes (uma em cada lado).

Pedro Proença exibiu alguns amarelos demonstrando que não se deixava enganar por simulações (Hulk) nem aceitava reclamações (João Pereira); na martcação dos foras de jogo os assistentes estiveram quasde sempre bem. Cristian Rodrigues ainda mandou uma bola para o fundo da baliza de Eduardo mas já após o jogo estar interrompido por braço na bola do avançado portista. Aos 16' deixou jogar num lance polémico de Álvaro Pereira sobre Alan na área portista.

Nos anteriores jogos desta jornada, ontem o Leixões averbou a primeira vitória derrotando no Estádio do Mar o Guimarães por 3-1 e no jogo que antecedeu o de Braga, Paços de Ferreira e Rio Ave empataram a um golo. De assinalar que a equipa de Vila do Conde ainda não perdeu.

Ficha de Jogo:
Estádio Axa, em Braga; 21:15 h
Árbitro: Pedro Proença (AF Lisboa)

SP. BRAGA: Eduardo; João Pereira, Moisés, André Leone e Evaldo; Alan, Vandinho, Mossoró (Madrid , 81)e Hugo Viana; Meyong Diogo Valente , 84) e Paulo César ( Matheus, 79).

Suplentes: Kieszek, Filipe Oliveira, Ney, Madrid, Diogo Valente, Yazalde e Matheus

FC PORTO: Helton; Fucile, Rolando, Bruno Alves e Álvaro Pereira; Raul Meireles Farias, 62), Fernando e Guarín; Varela, Falcao (Rodriguez, 62) e Hulk.

Suplentes: Beto, Sapunaru, Maicon, Belluschi, Mariano, Rodriguez e Farias.

Disciplina: cartão amarelo a: Falcao (25), Hulk (27), João Pereira (35), Mossoró (44), Matheus (81)


0 comments: