Blog Widget by LinkWithin

2009-08-02

Torneio de Guimarães: Benfica papa-taças na pré-época!


V. Guimarães 0 - 2 Benfica

O Benfica venceu (e convenceu) o Torneio de Guimarães com duas vitórias, seis golos marcados e nenhum sofrido nos dois jogos que disputou. Depois de 4-0 ontem ao Portsmouth, bastava ao Benfica empatar uma vez que o Vitória triunfara frente aos ingleses apenas por 2-0. Hoje Jorge de Jesus colocou no onze inicial apenas dois dos jogadores que iniciaram o jogo ontem e por isso frente à competitividade e agressividade com que os vitorianos sempre defrontam o Benfica adivinhavam-se dificuldades próximas das de um jogo do nosso campeonato.

O Benfica, porém, entrou bem e ao fim do primeiro quarto de hora poderia estar em vantagem face às oportunidades desperdiçadas por Fábio Coentrão (que esteve bem a jogar na extrema-esuqreda) e Weldon. A partir desta altura o Vitória conseguiu equilibrar o jogo que se disputava com grande dinâmica e aplicação por parte dos jogadores. Ainda na primeira parte os encarnados colocaram-se mesmo em vencedores após um passe de ruptura de Nuno Gomes que libertou Urreta solto na meia direita ofensiva fazendo este a assistência para Weldon (que já marcara o terceiro golo frente ao Portsmouth) inaugurar o marcador aos 39'.

Schaeffer na lateral esquerda aprovava e Fábio Coentrão e Urreta deram indicações que podem ser alternativas válidas. Mais dificuldades para a lateral direita com a lesão de Maxi Pereira e onde Patrick que iniciou o jogo parece ainda não ter a consistência exigida até face à sua juventude. Para aí Jesus na segunda parte foi ensaiando outras soluções primeiro com Ruben Amorim, mais tarde com Miguel Vítor.

Na segunda parte já Jesus fez entrar vários dos titulares (Saviola, Di Maria, Cardozo, Aimar, Ruben Amorim) fazendo ainda entrar outros durante a segunda parte e o Guimarães que procurou sempre dar réplica fez adiantar mais a sua equipa mas acabou por cair na armadilha com o Benfica em transições muito rápidas após recuperações de bola a decidir o jogo. Foi assim o segundo golo com um passe de Aimar a isolar Saviola (em posição legal) e este a desmarcar do outro lado Rúben Amorim que facturou o segundo golo e houve ainda oportunidades para Cardozo fazer o terceiro.

Roberto, que entrou já em plena segunda parte, revelou-se também mais perigoso que Rui Miguel e teve uma boa oportunidade para reduzir após jogada pela esquerda de Targino com o cruzamento deste desviado ligeiramente em David Luís, mas a finalização terminou por cima da barra.

Este Benfica mostra fundamentos de jogo e uma boa dinâmica dando esperanças (que parecem bem fundamentadas) aos adeptos de que pode ser um adversário muito forte para fazer frente ao Porto na conquista do título.

Ganhar ao Guimarães em casa deste e num jogo arbitrado por Jorge de Sousa (várias decisões erradas em desfavor do Benfica, como é habitual: várias interrupções em nítido benefício do infractor, dois foras de jogo mal assinalados em situações de isolamento, vários lances errados com Di Maria, enfim, para não falar de um cartão amaralo mostrado a Carlos Martins por protestos depois de um defesa do Vitória fazer uma defesa com o braço dentro da área!), é motivo de regozijo para os benfiquistas.

Cardozo ganhou o troféu para o melhor marcador do torneio e o Guimarães ficou em segundo com os encarnados a juntar o troféu de vencedor aos ganhos nos torneios do Guadiana e de Amesterdão.


Ficha de jogo:

V. GUIMARÃES: Nilson; Alex, Sereno, Moreno e Milhazes; Flávio Meireles (João Alves 70'), Custódio (Targino interv.), Desmarets (Jorge Gonçalves 58'), Rui Miguel (Roberto 58'), Nuno Assis e Douglas

Suplentes: Cláudio, Mendieta, Dinis, Carlitos, Targino, Roberto, Jorge Gonçalves, Diogo, Santana, Andrezinho, Marquinho, Serginho, João Alves e Tiago.

BENFICA: Moreira; Patrick (Ruben Amorim interv.), Luisão (Sidney 70'), David Luiz, Shaffer; Carlos Martins (Miguel Vítor 62'), Yebda (Javi Garcia 67') e Urreta (Aimar ao interv.); Weldon (Saviola ao interv.), Nuno Gomes (Cardozo ao interv.) e Fábio Coentrão (Di Maria interv.)

Suplentes: Moretto, Ruben Amorim, Javi Garcia, Cardozo, Mantorras, Aimar, Keirrison, Roderick, Di María, Sidnei, Miguel Vítor e Saviola.

Golos: Weldon (39), Ruben Amorim (64)

Acção disciplinar:

Cartão amarelo para: Milhazes (29m) e Luisão (29m)por se desentenderem após disputa de bola.
Cartão amarelo para Carlos Martins aos 59' por reclamar penalty
Cartão amarelo para Nuno Assis (61') também por reclamar uma falta a meio-campo
Cartão Amarelo para Sidnei (Benfica) por falta sobre Targino, aos 83'.


0 comments: