Blog Widget by LinkWithin

2009-08-07

FC Vorskla Moltava é o adversário do Benfica

FC Vorskla Moltava é o adversário do SLB no play-off de acesso à fase de grupos da nova Taça Europa. Não conhece? Afinal os seus conhecimentos sobre o futebol não são tão fortes assim, leia este artigo até ao fim porque este clube já teve contacto com o futebol português! Não tendo praticamente curriculum internacional este clube surprreendeu no último campeonato da Ucrânia em que terminou no 5º. lugar. O acesso a esta prova europeia deveu-se ao exito na Taça da Ucrânia em que venceu a prova.

O clube foi fundado em 1955. O estádio Butovsky Memorial Vorskla Stadium tem a capacidade de 25.000 lugares. A equipa é treinada por Mykola Pavlov.

Os maiores exitos desportivos respeitam a ter sido Campeão da 2ª. Divisão na época 1995/1996 e 3º. classificado logo na época seguinte, a melhor posição de sempre conseguida pelo clube. Na Taça depois de ter atingido várias vezes os quartos-de-final sagraram-se vencedores na época passada. Este clube não tem praticamente historial europeu tendo particpado apenas duas vezes nas provas europeias na extinta Taça Uefa: na época 97/98 derrotou o Daugava Riga com duas vitórias (2-1 e 3-1) para ser eliminado na segunda ronda de qualificação pelo Anderlecht com uma dupla derrota por 2-0 e na época 2000/2001 não passou da primeira ronda tendo sido eliminada pelo Boavista com uma dupla derrota por 2-1. Na ronda anterior de qualificação eliminara o FK Rabotnicki com uma dupla vitória por 2-0; ou seja estes ucranianos gostam de repetir os resultados. Em quatro eliminatórias Uefeiras (oito jogos) em três delas os resultados foram iguais em casa e fora.

Este clube tem o coeficiente de 8,370 pontos no ranking da Uefa e teve entrada directa nos play-off por via de ter, como já dissemos acima, ganho a Taça da Ucrânia. O Benfica tem o coeficiente de 64.292 pontos sendo o 22º. Não nos esqueçamos, porém, que em termos de países a Ucrânia tem melhor ranking na Uefa do que Portugal

Posto isto se perante este adversário não assumirmos que o Benfica tem a presença assegurada na fase de grupos, apesar de uma viagem que é sempre complicada à Ucrânia, para quê então participar?

O Nacional não teve sorte e foi acasalado com um dos clubes com maior ranking da prova o Zenit de St. Petersbourg (ex-Leninegrado ) - ranking 68.525 pontos.

Para o play-off da Liga dos Campeões o Sporting joga (primeiro em casa) com a Fiorentina. Aqui não havia muito por onde escolher mas mesmo assim foi o clube que o presidente do Sporting disse que não queria!Mas enfim não pode haver milagres todos os dias... e mais do que os sorteios o que interessa são os jogos!


0 comments: