A Semana (IX)
Seis meses de trabalho da Comissão de Inquérito Parlamentar sobre o Caso BPN terminou improficuamente com a relatora deputada do Partido Socialista Sónia Sanfona (que não é sereia) a atirar-se para o chão e até a esmurrar os joelhos (em linguagem futebolística, é claro) para defender a posição da supervisão do Banco de Portugal e do seu colega de partido, Governador, Vítor Constâncio. As contradições são patentes, pois se "Ficou claro que ao longo destes anos o Banco de Portugal (BdP) exerceu a supervisão de forma estreita e contínua. No período 2001-2008 foram feitas diversas inspecções, pelo BdP ao BPN, não havendo nenhum outro banco do sistema sujeito a mais inspecções directas" e nada das situações graves que todos agora conhecem foi detectada... tirem-se as conclusões! Ainda assim, «Face ao incumprimento reiterado do BPN às exigências colocadas, o BdP podia ter sido mais incisivo e mais diligente" conclui o relatório que salva a pele do Governador e até serve de estímulo para este atacar a Comissão.
Finalmente a Assembleia da República resolveu o problema do Provedor da Justiça e com 198 votos (dos 217 que participaram na eleição) Alfredo José de Sousa foi designado sucessor de Nascimento Rodrigues. É caso para dizer que se a solução afinal era tão fácil porque motivos demorou-se tanto tempo a descobri-la.
Ainda no plano nacional mais um escândalo assume, infelizmente, realce. Não sendo assunto novo a investigação de alegadas fraudes na gestão dos Correios levou à constituição de mais de meia centena de arguidos...
Internacionalmente é a China que assume o destaque das notícias. No sudoeste deste país tremores de terra nos dias 9 e 10 de Julho destruiram mais de 18000 habitações. Por outro lado em Xinjiang os conflitos étnicos recrudescem. A situação também não é nova. Já desde 2005 que a Human Right Watch fala na repressão religiosa dos Uighurs em Xinjiang.
Entretanto, na 4ª. feira na Cimeira dos G8 chegou-se um acordo sobre a determinação dos países indiustrializados em limitar o aquecimento global a dois graus de temperatura até ao ano 2050. Mas Ban Ki-Moon Secretário Geral da ONU citica líderes do G8 por tão insuficiente empenho.
No desporto a loucura Cristiano Ronaldo em Madrid dominou numa semana em que os clubes nacionais de futebol começaram os trabalhos. O Porto mais uma vez é um recordista das vendas (para onde é que vai parar o dinheiro? Estou tentado em inscrever-me como sócio do FCP só para poder oficialmente fazer esta pergunta...) e sem Lucho e Lisandro vão aparecer Beluschi (não, não é a Mónica - antes fosse!) e Falcão, que estava alinhado para a Luz mas por causa do congestionamento de aves em Lisboa como perigo de embaterem nos aviões da Tap, foi desviado para o FCP. No hóquei em patins, que já foi a segunda modalidade mais popular em Portugal, mais uma vez ficámos fora da final do Mundial, e terminámos em terceiro ao bater o Brasil por 8-3, enquanto os espanhóis anfitriões sagraram-se campeões ao bater a Argentina por 3-1.
Hoje começaram em Portugal os Jogos da Lusofonia e com uma equipa de quinta categoria no futebol já coleccionámos uma (escandalosa) derrota frente a Cabo Verde! É com esta selecção que queremos prestigiar estes Jogos?
Para a semana há mais e entretanto bom trabalho (que bem precisamos...) ou boas férias e cuidado com a gripe A.
0 comments:
Enviar um comentário