Blog Widget by LinkWithin

2009-06-29

O Infinito - Giacomo Leopardi

Sempre gratas me foram esta colina tão só
E esta sebe alta e extensa
Que não me deixa ver o último horizonte.
Mas quando me demoro a contemplá-la
O meu espírito gera para além dela
Intermináveis espaços, silêncios sobre-humanos
Uma paz escura, profunda; e pouco falta
Para o terror me assaltar o coração. E quando
Ouço o vento sussurrar nas plantas
Comparo o infinito de tanto silêncio
A esta voz, e lembro-me da eternidade
Das estações mortas, do tempo presente
E vivo, do seu murmúrio brando. Assim
Se aniquila o meu espírito na imensidão:
E é-me grato naufragar neste mar.


Trad. Ernesto Sampaio em Rosa do Mundo, 2001 Poemas para o Fiuturo, Assírio & Alvim

Giacomo Taldegardo Francesco di Sales Saverio Pietro Leopardi (n. em Recanati, Itália a 29 Jun 1798 – m. 14 Jun 1837)


0 comments: