Blog Widget by LinkWithin

2008-12-11

Manoel de Oliveira - Centenário do mais «jovem» cineasta em actividade

Manoel de Oliveira faz 100 anos. Desde Douro faina fluvial (o seu primeiro filme em 1931) e Aniki-Bóbó (a sua primeira longa metragem e apontado como pioneiro do neo-realismo em Portugal) a Singularidades de Uma Rapariga Loura (em produção), Manoel de Oliveira tem uma carreira excepcional, internacionalmente reconhecida, ainda que em Portugal o espectador comum não partilhe (por via dos longos planos fixos e sem grande acção, de que os seus filmes são impregnados) entusiasmadamente os encómios da crítica especializada.




Nascido no Porto, a 11 de Dezembro de 1908, Oliveira, doutorado honoris causa pela Univerdidade do Algarve, um dos maiores cineastas do mundo pode ser apontado como um expoente da cultura portuguesa, com uma marca singular na história do cinema, porque usando as suas próprias palavras «Qualquer coisa que eu filme, deixa de ser o que é para se tornar o que eu filmo».




A Zon Lusomundo lançou uma edição especial (e numerada) que nesta época natalícia pode constituir uma oferta excepcional.

Mais sobre Manoel de Oliveira


0 comments: