Blog Widget by LinkWithin

2008-11-16

Surpresa? Como, se afinal foi o líder que ganhou?


Sporting

0-1

Leixões


Leixões confirma-se na liderança

O Sporting depois de ter vencido o Shakhtar e assegurado pela primeira vez na história os oitavos de final da Liga dos Campeões foi eliminado da Taça de Portugal nos penalties frente ao Porto, apesar de ter feito uma grande primeira parte e agora vê-se derrotado (sem penalties) também em casa frente ao Leixões.

Na realidade nem sequer é admissível dizer que houve surpresa porque na semana passada o Porto empatou em Alvalade e o Leixões venceu categoricamente o Porto no Dragão! A verdade é que a equipa de Matosinhos joga muito bem, já empatara em casa com o Benfica e lá ilderava o campeonato antes do jogo!

O Sporting não pareceu muito impressionado com o curriculum dos visitantes e durante a primeira parte foi superior ao seu adversário disfrutando de duas excelentes oportunidades por Romagnoli e Postiga que apareceram isolados frente a Beto mas não souberam fazer passar a bola pelo último obstáculo. Também Daniel Carriço num pontapé de canto desferiu remate de cabeça fulgurante mas ligeiramente por cima da barra. O Leixões durante a primeira parte não conseguiu ofensivamente dispôr da quantidade e qualidade de lances habituais por força da pressão alta que os homens da casa colocaram e que gerou, aliás, os lances mais perigosos acima relatados.

Paulo Bento pode-se queixar do facto de ter sido obrigado ainda durante a primeira parte a fazer duas substituições por lesão (Rochemback e Pedro Silva) mas desta vez não se pode queixar do árbitro. Na segunda parte o Leixões depois de recuperar uma bola à entrada da área ameaçou através de um remate de Hugo Morais que obrigou Rui Patrício a boa defesa; em lance semelhante depois da defesa leonina ter tirado a bola da área, Izmailov não foi suficientemente rápido e permitiu a Roberto Sousa a recuperação e o remate que, desta vez, surpreendeu o guarda-redes da casa. A ganhar e com boa organização defensiva foi tempo de o Leixões justificar o triunfo perante um Sporting agora desorganizado (com o risco assumido por Paulo Bento da saída de Carriço trocado por Yannick), tendo José Manuel estado perto por duas vezes de fazer o 0-2 tendo inclusivé enviado a bola ao poste.

A arbitragem comandada por Pedro Proença trocou por duas vezes na primeira parte cantos por pontapés de baliza em desfavor do Sporting e não terá marcado um penalty de Abel a agarrar um leixonense na área aquando da marcação de um livre ainda na primeira parte . Também Postiga reclamou uma falta na área que nos pareceu não existir.

O Leixões reforça a liderança (e os seus jogadores ficam agora no sofá à espera do jogo do Benfica com o Estrela da Amadora) enquanto o Sporting viu-se ultrapassado pelo Porto vencedor em casa por 2-0 frente ao Guimarães.

Ficha de jogo:

Liga Sagres, 8.ª jornada
Estádio José Alvalade, em Lisboa.
Hora: 20.30; Assistência 36.520

Árbitro: Pedro Proença (Lisboa)

SPORTING: Rui Patrício; Abel, Polga, Carriço (Yannick, 70m) e Miguel Veloso; Rochemback (Pedro Silva, 34m, Grimi, 43m), João Moutinho, Romagnoli e Izamailov; Postiga e Liedson

Suplentes: Ricardo Baptista; Pedro Silva, Adrien, Derlei, Grimi, Yannick e Pereirinha

LEIXÕES: Beto; Vasco Fernandes, Joel, Elvis e Laranjeiro; Bruno China, Roberto Sousa, Wesley (Nwoko, 86m) e Hugo Morais; Braga (Sandro, 88m) e Diogo Valente (Zé Manuel 74')

Suplentes: Berger, Rubem, Sandro, Diogo Luís, Zé Manuel, Nwoko e Marques

Marcador: 0-1 Roberto Sousa, 65m

Disciplina: cartão amarelo: Joel 45'+1 por falta sobre Postiga; Roberto Sousa (53' por falta sobre Postiga; Abel, por falta sobre Hugo Morais.


0 comments: