Blog Widget by LinkWithin

2008-08-18

Medalha de prata para Vanessa Fernandes no triatlo

Aí está! Quando já se instalava o pessimismo nacional depois da frustração no judo, no tiro e de alguma forma na vela (onde agora as perspectivas de medalhas também já são remotas), Portugal consegue a sua primeira medalha nos jogos olímpicos de Pequim e é caso para dizer que a correlação entre medalhas portuguesas e Benfica é de 100%.

No entanto, a medalha obtida não é da cor desejada. A de ouro foi para a australiana Emma Snowsill. A de bronze foi para outra australiana Moffatt.


Relato da prova:

A atleta do Benfica na prova de Natação esteve logo na segunda linha da cabeça da corrida, e cedo no ciclismo passou a formar-se um grupo que se destacou composto por cerca de 15 a 20 atletas. A suiça Ryf e duas italianas começaram a dar nas vistas neste grupo; Bennet, americana a fechar o grupo enquanto Marie Rabie, sul africana teve um problema com a bicicleta. Spirige e Ue Da recolaram ao primeiro grupo e Vanessa (que teve o dorsal 54) manteve-se nos primeiros lugares.

Com 40 minutos de prova o grupo da frente estava já muito destacado e passou a ser impossivel que as medalhas não saissem daqui. Na frente aos 45' as suiças Ryf e Spirig, Vanessa Fernandes na cabeça do grupo. A prova de ciclismo foi feita em circuito e a francesa Harrison passou à frente na 3ª. passagem pela linha de meta, com Tucker e Ueda (japonesa) nas posições imediatas de um grupo de 19 atletas com avanço de 55'' sobre outro grupo.

Na passagem da 4ª. volta foi Vanessa Fernandes à frente, uma alemã em 2º. e a suiça Spirig em terceiro, mantendo-se em 19 o número de atletas, fazendo parte Tanner (neo-zelandesa), três suiças (Ryf, Spirig e Di Marco) e três americanas, estas a fecharem o grupo (Bennet, Haskins e Ertel).

Na 5ª. volta a britânica Tucker foi a primeira enquanto mais para trás se dava uma queda que atingiu quatro atletas com uma canadiana e a russa Abysova a ficarem mais atingidas.

Ertel fica decisivamente para trás. O grupo da frente ganhou uma certa movimentação quando se aproxima o fnal da prova de ciclismo (a 3 Km).

Prova de ciclismo a terminar e Vanessa a aparecer na frente do grupo porque ela aposta na transição para o atletismo onde costuma logo adiantar-se... Hewitt a neozelandesa é a primeira a sair. Vanessa atrasou-se um pouco. Duas australianas e duas suiças no comando para os 10 Km decisivos de corrida.

Uma atleta foge e seguem-se três já a uma certa distância. Vanessa em segundo pretende não deixar fugir a australiana Snowsill que ganhou um bom avanço. Hewitt - neozelandesa - Vanessa, a americana Benett e outra australiana Moffat seguem-na. A australiana Emma Snowsill vai-se destacando e pode a medalha de ouro estar na calha para a Austrália, 15 segundos de avanço.

Vanessa ainda tem muita concorrencia para a medalha de prata. A medalha de ouro está atribuida. Benett passa para segundo e ganha vantagem a Vanessa, que não está em grandes condições. Hewitt é 4ª. Moffatt é 5ª, I De - japonesa é 6ª.

Vanessa reage a Benett e passa para segundo. Vanessa agora melhor pode tentar a medalha de prata.

Snowsill, Vanessa a 39", Benett a 44", Moffatt a 47", Ide a 50", Hewitt a 53".

Vanessa mostra grande esforço, tem de se libertar de Moffatt que ganha terreno a Benett. É uma fase decisiva. A medalha de ouro está atribuida. Falta saber-se as outras... Benett em perda é ultrapassada pela japonesa I De que está em 4º.

Snowsill completa a terceira volta, Vanessa em segundo a 57", Moffatt está a 1 o8, J Ide a 1 22 a 5ª. é Benett a 1 28", Spirig 6ª.

Grande avanço para Snowsill termina em primeiro lugar - medalha de ouro 1 58 27.
Vanessa Fernandes - medalha de prata - também à vontade a 1 06
Moffatt - medalha de bronze a 1 38
Benett recuperou o 4º. lugar USA
Ide - JPN
Spirit - Suiça
Ryf - Sui
Hewitt - NZL
Niwata - JPN
Tanner - NZL

E pronto aí está o relato de uma madrugada mal dormida.


0 comments: