Blog Widget by LinkWithin

2008-07-29

Soberba - Porfirio Barba-Jacob

Noite estrelada - Arles, (1888) óleo sobre tela, Musée d'Orsay.
Van Gogh m. 29 Jul 1890 em Auvers-sur-Oise; (n. Zundert, 30 Março 1853)

Pedi-lhe um alto canto a suavizar
meu viver rude, monótono, sombrio
Ela deu-me a cotovia de uma rima encantada...
Eu queria mil!


Pedi-lhe um exemplar do ritmo seguro
com que eu pudesse dirigir meu afã.
Deu-me um regato, um murmúrio nocturno...
Eu queria um mar.


Pedi-lhe uma fogueira de ardor jamais extinto,
para que a meus sonhos concedesse calor.
E deu-me um pirilampo de minúsculo brilho...
Eu queria um sol!


Que vã é a vida, que inútil meu impulso,
e o azul abril e o verdor do éden...
Oh tão sórdido guia da viagem nocturna:
Eu quero morrer!

Trad. José Bento, in Rosa do Mundo 2001 Poemas para o Futuro, Assírio & Alvim

Porfirio Barba-Jacob, pseudónimo de Miguel Ángel Osorio Benítez, (n. 29 de Jul de 1883 em Santa Rosa de Osos; m. Ciudad de México, em 14 Jan 1942).

Ler Version original


0 comments: