Blog Widget by LinkWithin

2008-06-07

Portugal tem estreia auspiciosa no Euro 2008

Portugal

2-0

Turkey


(Só) dois golos e três bolas nos ferros da baliza turca


Portugal fez uma boa estreia no Euro 2008 e conseguiu uma bela vitória que só peca por defeito.

Aos 16' festejou-se o golo mas Pepe que finalizara de cabeça estava, de facto, adiantado e em posição de fora de jogo que o juiz assistente assinalou.

Portugal demonstrava superioridade em termos de posse de bola, de postura ofensiva e em capacidade técnica mas os turcos davam réplica e percebia-se que iam apostar em transições rápidas para o ataque.

Portugal estava sempre muito mais próximo da baliza adversário e através de livres (primeiro por Simão por cima da barra e depois por Cristiano Ronaldo ao poste) esteve perto de marcar.

Os turcos congelavam o jogo para chegar ao intervalo a zero o que conseguiram. Mas na segunda parte a tendência do jogo não se modificou muito. Na selecção portuguesa percebeu-se um adiantamento de João Moutinho trocando de posição com Deco. Simão interceptou uma bola logo à entrada da área turca e foi claramente derrubado, a bola sobrou para Nuno Gomes que atirou ao poste! Por volta dos 60 minutos de jogo percebeu-se que o golo iria acontecer (ou numa baliza ou noutra). Portugal atacava mas os turcos conseguiam transições rápidas que, no entanto, foram mal finalizadas. E aconteceu o golo para o lado que melhor convinha. Pepe adiantou-se no campo arrancando pelo meio tabelou com Nuno Gomes e isolado conseguiu inaugurar o marcador com a intervenção in-extremis de um defesa a fazer carrinho a não ser bem sucedida.

A selecção turca sentiu muito o golo e não conseguiu reagir. Nuno Gomes de cabeça a finalizar um centro da esquerda volta a mandar a bola aos ferros da baliza turca, desta vez à barra com o guarda-redes totalmente batido. A saída de Nuno Gomes e a entrada de Nani foi o sinal que a selecção turca esperava para tentar a reacção, a partir daí passou a ter mais posse de bola e os portugueses a terem mais dificuldades em controlar o jogo, mas na realidade só por uma vez a baliza portuguesa passou por real perigo com Tukay a falhar o remate de primeira.

Já em tempos de desconto Ronaldo arrancou pela esquerda deu para o meio para João Moutinho que fez um excelente trabalho e deu para a direita para a finalização de Raúl Meireles, já sem guarda-redes pela frente, dar uma expressão ao marcador mais consentânea com a superioridade portuguesa no jogo.

Este jogo deixou água na boca aos adeptos da selecção portuguesa que agora tem dois jogos para fazer dois pontos e qualificar-se para os quartos de final.

O árbitro alemão Fandel fez uma arbitragem exigente a marcar muitas faltas em pequenos toques mas errou ao não marcar outras bem mais graves: um corte de Simão com o braço na zona defensiva portuguesa e uma falta incrível com uma entrada directamente à canela de Nani que bem poderia ser sancionada com vermelho directo e que passou sem marcação sequer de livre.

Estádio de Genève

Árbitro: Herbert Fandel (Alemanha)

PORTUGAL: 1 - Ricardo, 4 - Bosingwa, 15 - Pepe, 16 - Ricardo Carvalho, 2 - Paulo Ferreira; 8 - Petit, 10 - João Moutinho, 20 - Deco (5- Fernando Meira aos 90+2'), 7 - Cristiano Ronaldo, 21 - Nuno Gomes (23 Nani aos 69'), 11 - Simão(6 - Raul Meireles aos 83') TURQUIA: 23 - Volkan Demirel, 22 - Hamit Altintop ( 9 - Semih Senturk aos 76'), 2 - Servet Çetin, 4 - Gokhan Zan (15 Emre Asik aos 55') e 3 - Hakan Balta; 5 - Emre Belözoglu, 7 - Mehmet Aurélio, 18 - Kazim Kazim, 17 - Tuncay Sanli, 21 - Mevlüt Erdinç (20 Sabri Sanöglu aos 46') e 8 - Nihat Kahveci.

Golos: Pepe 61'; Raúl Meireles 90+2';

Disciplina: 4' - Cartão amarelo a Kazim Kazim; 51' - Cartão amarelo a Gokhan, por falta sobre Simão Sabrosa; 73' - Sabri Sanöglu por protestos.




0 comments: