Blog Widget by LinkWithin

2008-06-13

13 de Junho - Um dia cheio : Santo António, Fernando Pessoa, Eugénio de Andrade, Álvaro Cunhal, etc...

13 de Junho é feriado em Lisboa (e noutras localidades portuguesas: Aljustrel, Cascais, Vila Nova de Famalicão e Vila Real), porque é Dia de Santo António de Lisboa (ou de Pádua) dia em que o santo português Santo António (Fernando de Bolhões) faleceu no ano de 1231.

Há 120 anos (13.06.1888) nasceu o grande poeta português Fernando Pessoa... tão grande que não coube em si próprio e teve de criar vários:
«Para ser grande, sê inteiro: nada
Teu exagera ou exclui.
Sê todo em cada coisa.
Põe quanto és
No mínimo que fazes.
Assim como em cada lago a lua toda
Brilha, porque alta vive»

«(Come chocolates, pequena;
Come chocolates!
Olha que não há mais metafísica no mundo senão chocolates.
Olha que as religiões todas não ensinam mais que a confeitaria.
Come, pequena suja, come!
Pudesse eu comer chocolates com a mesma verdade com que comes!
Mas eu penso e, ao tirar o papel de prata, que é de folha de estanho,
Deito tudo para o chão, como tenho deitado a vida.)»

Excerto de Tabacaria

Há três anos atrás 13.06.2005 morreu outro grande poeta português Eugénio de Andrade, de quem transcrevemos de seguida o poema Adeus:

Já gastámos as palavras pela rua, meu amor,
e o que nos ficou não chega
para afastar o frio de quatro paredes.
Gastámos tudo menos o silêncio.
Gastámos os olhos com o sal das lágrimas,
gastámos as mãos à força de as apertarmos,
gastámos o relógio e as pedras das esquinas
em esperas inúteis.

Meto as mãos nas algibeiras e não encontro nada.
Antigamente tínhamos tanto para dar um ao outro;
era como se todas as coisas fossem minhas:
quanto mais te dava mais tinha para te dar.
Às vezes tu dizias: os teus olhos são peixes verdes.
E eu acreditava.
Acreditava,
porque ao teu lado
todas as coisas eram possíveis.

Mas isso era no tempo dos segredos,
era no tempo em que o teu corpo era um aquário,
era no tempo em que os meus olhos
eram realmente peixes verdes.
Hoje são apenas os meus olhos.
É pouco mas é verdade,
uns olhos como todos os outros.

Já gastámos as palavras.
Quando agora digo: meu amor,
já não se passa absolutamente nada.
E no entanto, antes das palavras gastas,
tenho a certeza
de que todas as coisas estremeciam
só de murmurar o teu nome
no silêncio do meu coração.

Não temos já nada para dar.
Dentro de ti
não há nada que me peça água.
O passado é inútil como um trapo.
E já te disse: as palavras estão gastas.

Adeus. »

Há precisamente 50 anos (com 60 de vida) faleceu Vasco Santana, figura ímpar do nosso cinema.

Mas este é um dia de poetas Al berto outro poeta e editor português faleceu neste dia do ano de 1997. No mesmo dia da morte de Eugénio de Andrade (13.06.2005) falecia também o político português Álvaro Cunhal. Também em 13 de Junho mas de 1984 desaparecia António Variações e nove anos mais tarde a grande fadista Hermínia Silva Há dez anos desapareceu o arquitecto brasileiro Lúcio Costa. Há doze o músico americano Benny Goodman e um ano depois a actriz americana Geraldine Page.

Mas muito mais ocorreu neste dia podendo saber (quase tudo) o que aconteceu aqui On this day in History

Seja ou não feriado para si, tenha um bom dia, com sorrisos, flores, futebol (ai ai que os alemães se atravesssaram no caminho de Portugal) e ... poesia!


0 comments: