Blog Widget by LinkWithin

2008-05-07

As contas das SAD dos principais clubes portugueses

Iniciamos neste artigo uma análise às contas das sociedades anónimas desportivas (SAD) dos principais clubes portugueses que estando cotadas na Bolsa são divulgadas no sítio da CMVM (Comissão do Mercado de Valores Mobiliários http://www.cmvm.pt/).

As contas que servem de referência a esta análise são as referentes ao 1º. Semestre 2007/2008, que neste caso não coincidem com o ano civil, mas sim têm por referência a época desportiva. Ainda assim, enquanto que para as SAD’s do Porto e do Sporting as contas abrangem o período compreendido entre 1 de Julho de 2007 e 31 de Dezembro de 2007 as do Benfica vão de 1 de Agosto de 2007 a 31 de Janeiro de 2008. Seja como for respeitam todas a um período de seis meses, correspondentes à primeira parte, digamos assim, da época desportiva em andamento, parecendo-nos susceptíveis de análise comparativa.

Neste primeiro artigo apresentamos apenas os diferentes níveis de resultados expressos nas demonstrações de resultados, deixando para ulteriores artigos mais informação sobre a sua composição.

valores em milhões de euros

Resultados do 1º. Semestre 2007/2008

Nível de ResultadosPorto SADSporting SADBenfica SAD
Resultados Operacionais

8,815

4,404

10,961

Resultados Financeiros

-1,461

-1,175

-3,254

Impostos

0

0

-0,020

Result. líq. Consolidado (*)

7,354

3,229

7,686

(*) incluindo interesses minoritários


Não deixa de ser surpreendente, de alguma forma, face ao «choradinho» habitual sobre a situação económica-financeira dos «clubes» que todos os três apresentem resultados positivos de algum significado, aparecendo o Benfica na liderança. Também face ao «senso-comum» que é transmitido pelos órgãos de comunicação social em geral de o Sporting estar «entregue» aos bancos surpreende que seja esta SAD a ter os melhores resultados financeiros, ainda que em globo tenha resultados líquidos consolidados inferiores a metade do dos concorrentes. O Benfica assume a liderança quer nos resultados consolidados quer nos resultados operacionais. Veremos se face à fraca «performance» desportiva na segunda parte do campeonato as contas anuais manterão esta hierarquia!

No próximo artigo debruçar-nos-emos mais detalhadamente sobre o modo de formação dos resultados operacionais.

Fontes:
Futebol Clube do Porto, Futebol, SAD
Sporting – Sociedade Desportiva de Futebol SAD
Sport Lisboa e Benfica – Futebol SAD


0 comments: