Blog Widget by LinkWithin

2008-03-14

Todo o Dia é de Poesia mas hoje mais ainda pois no Brasil é o Dia Nacional da Poesia

Hoje é considerado o Dia Nacional da Poesia pois foi nesta data que nasceu o grande poeta brasileiro Castro Alves.

«António Frederico de CASTRO ALVES nasceu em Muritiba (BA) a 14 de Março de 1847 e morreu, tuberculoso, em São Salvador (BA) a 6 de Julho de 1871. Matriculou-se na Faculdade de Direito do Recife (1864), donde transitou para a de São Paulo (1868). Em 1867, viveu uma ligação dramática com a actriz portuguesa Eugénia Câmara, verificando-se o rompimento no ano seguinte. Um acidente de caça provocou-lhe a amputação de um pé. Em 1868, contraiu uma lesão pulmonar e, em 1869, regressou a Salvador da Bahia. Republicano e abolicionista, a sua poesia, que acusa influências de Lord Byron e Victor Hugo, é social e humanitária e o seu tom declamatório e teatral, histriónico e altissonante, fez dele o poeta nacional»*.

De Castro Alves já divulgámos aqui neste blog Boa Noite e O Adeus de Teresa

Hoje deixamos os nossos leitores com dois sonetos de dois autores um português e outro brasileiro cujas vidas também tiveram a ver com este dia. Tarde de João José Cochofel, poeta português, falecido faz hoje 26 anos e um outro da autoria de João José de Amaral, nascido em 14 de Março de 1812, no Rio de Janeiro e cujo primeiro verso é Tristezas de minha alma tão sentidas...

Tenha um dia poético, não esquecendo que todo o dia é de poesia, mas hoje ainda é mais!...


*Nota biobliográfica de Castro Alves extraída de «A Circulatura do Quadrado - Alguns dos Mais Belos Sonetos de Poetas cuja Mátria É a Língua Portuguesa. Introdução, coordenação e notas de António Ruivo Mouzinho. Edições Unicepe - Cooperativa Livreira de Estudantes do Porto, 2004).


0 comments: