Blog Widget by LinkWithin

2008-03-26

Meus Versos - Joaquim Bingre

Em jeito de despedida, prenunciando a sua morte, que ocorreu faz hoje 152 anos, deixamos aqui estes «Meus Versos» de um autor que foi um dos fundadores da Nova Arcádia, onde usou o nome de Francélio Vouguense:

Toquei a raia última da vida;
Hoje a ela cheguei com bem canseira,
Afatigado assaz pela carreira
Tão longa, de jornada tão comprida.

Ao meu Vouga hoje dou a despedida,
Chorando debruçado em sua beira;
E aos meus amigos fieis a derradeira
Saudade de minha alma agradecida.

Adeus, Cantores, da poesia amantes;
Adeus, sócios dos Ménalos diversos;
Adeus, Cisnes do Tejo auribrilhantes!

Meus metros por aí ficam dispersos...
Neles inda achareis alguns diamantes
Entre os montes de cisco de meus versos

Francisco Joaquim Bingre (n. em Canelas, Estarreja a 9 de Julho de 1763 e morreu em Mira a 26 de Março de 1856).

Leia mais poemas de Joaquim Bingre aqui http://poetabingre.blogspot.com/


0 comments: