Blog Widget by LinkWithin

2008-02-17

Visita à Casa Paterna - Luís Guimarães Jr.

Still Life: Strawberries, Nuts &c. : Oil on Wood Panel;
16 3/8 x 22 3/4" (41.6 x 57.8 cm)
Raphaelle Peale (b. Feb 17, 1774, in Philadelphia; d. Mar 25, 1825)
The Art Institute of Chigago

Como a ave que volta ao ninho antigo,
depois de um longo e tenebroso inverno,
eu quis também rever o lar paterno,
o meu primeiro e virginal abrigo.

Entrei. Um génio carinhoso e amigo,
o fantasma talvez do amor materno,
tomou-me as mãos, – olhou-me grave e terno,
e, passo a passo, caminhou comigo.

Era esta a sala... (Oh! se me lembro! e quanto!)
em que da luz nocturna à claridade,
minhas irmãs e minha mãe...O pranto

jorrou-me em ondas... Resistir quem há-de?
Uma ilusão gemia em cada canto,
chorava em cada canto uma saudade.


LUÍS Caetano Pereira GUIMARÃES JR. nasceu no Rio de Janeiro a 17 de Fevereiro de 1845 e faleceu em Lisboa a 19 de Maio de 1898*. Formou-se em Direito no Recife (1869) e enveredou pela carreira diplomática (Santiago do Chile, Londres, Roma, Caracas e Lisboa). A princípio romântico, com os «Sonetos e Rimas» surge o poeta parnasiano. Os seus poemas descritivos foram saudados por Fialho de Almeida.

(*) algumas fontes dizem 20 de Maio

Soneto e Nota biobliográfica extraídos de «A Circulatura do Quadrado - Alguns dos Mais Belos Sonetos de Poetas cuja Mátria É a Língua Portuguesa. Introdução, coordenação e notas de António Ruivo Mouzinho. Edições
Unicepe - Cooperativa Livreira de Estudantes do Porto, 2004).


0 comments: