Blog Widget by LinkWithin

2008-01-09

Resiliência - uma palavra a conquistar terreno ...

«Apesar de obscurecido pela turbulência que ainda se verifica nos mercados fianceiros, os riscos inerentes à escalada do petróleo e, em, menor escala, dos bens alimentares, não devem ser desprezados...

Apesar dos dados mais recentes sugerirem resiliência da economia mundial em face dos choques recentes, o sentimento deteriorou-se pronunciadamente durante o último mês. (in Mercados Financeiros - Nov. 2007 - Millennium Invesment Banking) »

Pois bem esta transcrição serve apenas para introduzir o tema deste post. Sabe o que é resiliência? Não... não se trata de erro ou confusão gráfica com resistencia, nem tão pouco com residência.

Pois bem, o termo é «importado» da Física, pois respeita a uma propriedade sobre a capacidade que os corpos têm de voltar à sua forma original, depois de submetidos a um esforço intenso.

RESILIÊNCIA: é a capacidade de um material absorver energia quando ele é deformado elasticamente e então, no descarregamento, ter recuperada esta energia. A propriedade associada é o módulo de resiliência, Ur , que é a energia de deformação por unidade de volume necessária para tensionar o material a partir do estado não-carregado até o ponto de escoamento. (in Dicionário Rossetti de Química)

ou ainda:

RESILIÊNCIA - 1 (Física): Propriedade que alguns corpos apresentam de retornar à forma original após terem sido submetidos a uma deformação elástica; 2 (Sentido figurado): Capacidade de se recobrar facilmente ou se adaptar à má sorte ou às mudanças. (Fonte: Dicionário Houaiss).

Mas a palavra vai ganhando espaço de aplicação noutros domínios (o homem anda sempre à procura de coisas novas, não é?) e passou a ser utilizada com alguma frequência no âmbito da psicologia e/ou comportamento humano.

«Por que certos indivíduos são capazes de se levantar após um grande trauma e outros permanecem no chamado fundo do poço, incapazes de, mesmo sabendo não ter mais forças para cavar, subir tomando como apoio as paredes desse poço e continuar seu caminho?», questiona a Professora Dra. Sandra Maia Farias Vasconcelos neste artigo.

Já pode dar a resposta, porque uns são mais resilientes do que outros. Neste âmbito, «a resiliência é caracterizada por um conjunto de atitudes adotadas pelo ser humano para resistir aos embates da vida. Assim, diz-se que um indivíduo é resiliente quando consegue superar (e não necessariamente eliminar) as adversidades, encontrando forças para aprender com elas.(...)» in Portal do Espírito. É a capacidade ou poder de recuperação!

Este termo surge também ultimamente ligado à vida das empresas e das organizações. E em contraponto à resistência: «Resiliência e resistência são duas palavrinhas muito parecidas. Se elas são parecidas na fonética, são completamente distintas em seu significado. Resistência é sinônimo de conservadorismo» enquanto ser resiliente «é absorver impactos, aceitando uma deformação temporária, para logo após retornar à forma original». [in Vida Corporativa].

Neste contexto, resiliênsia tem a ver com flexibilidade, adaptação à mudança contrapondo-se à resistência - ao tal conservadorismo, não deixar entrar o elemento externo, por inimigo, inelasticidade, «resistir até morrer».

No texto com que iniciámos este artigo temos a resiliência utilizada na área económica. Ou seja a capacidadade da economia de absorver determinados choques (no contexto referia-se «à crise do imobiliário e do crédito hipotecário «subprime» nos Estados Unidos da América» e de reagir e reconformar-se.

Antes dizia-se que quando os Estados Unidos espirravam, o mundo pegava uma gripe”. Agora graças à resiliência da economia (parece que) já não é assim...


0 comments: