Blog Widget by LinkWithin

2007-12-11

Porto vence e ganha o Grupo à frente do Liverpool

Porto

2-0

Besiktas


Não foi preciso um «vintage» para dar a volta aos turcos

O Porto sabia que bastava um empate e tirando os primeiros dez minutos iniciais não exerceu uma pressão muito forte sobre a defesa turca. O ritmo imposto também não foi muito rápido mas algumas entradas pelos extremos de Quaresma ou Bosingwa pela direita e Sektoui (menos vezes) pela esquerda eram suficientes para anunciar como previsível o golo dos portistas. Não surgiu aos 12' quando Lisandro de cabeça fez chegar a bola ao fundo baliza do Besiktas, após cruzamento de Bosingwa, porque o auxiliar assinalou fora de jogo (que nos pareceu inexistente) embora tenha sido célere a levantar a bandeira ainda a bola vinha no ar antes do remate.

Os turcos só iam à frente timidamente e aos 40' Bosingwa mostrou o caminho: foi pela direita passou pelos adversários e já dentro da área rematou rasteiro ao primeiro poste para defesa difícil de Rustu com uma mão para canto.

Aos 43' o golo tranquilizador do Porto. Canto da direita com a bola a ser afastada, mas de novo a ser metida no coração da área, com Rustu parado a pedir o fora de jogo de dois portistas, que não se fizeram rogados: um toque de Sektioui a dar para Lucho marcar à vontade. Rustu viu o amarelo por protestos e ainda estará a perceber porque parou ao não ver que vindo do canto um defesa abandonara a posição junto do poste tardiamente já a bola tinha sido bambeada para a área turca, o que validou o lance portista.

Com um golo de avanço o Porto veio do intervalo seguro e tranquilo pela margem de segurança obtida embora o Besiktas aparecesse mais afoito no início da segunda parte tentando neutralizar a vantagem portista. Foi de pouca duração a esperança dos visitantes, já que o jogo ficou logo arrumado aos 61' com o segundo golo a ser apontado por Quaresma após receber um passe, a isolá-lo de Lucho, na zona central à entrada da área.

O resto do jogo não teve história com Jesualdo a rodar a equipa e com os turcos a conseguir a jogada de maior perigo a cerca de 5 minutos do fim num desvio a um pontapé de canto, mas ainda assim com a bola a sair ao lado.

Em Marselha o Liverpool conseguiu uma goleada por 4-0 r obteve a qualificação com dez pontos contra onze dos portistas que ficaram no primeiro lugar e evitam, assim, no sorteio Milan, Real madrid, Chelsea, Man. United, Barcelona e Inter e por isso pode pensar em continuar na Champions League pelo menos mais uma eliminatória.

Estádio do Dragão, no Porto

Árbitro: Peter Frojdfeldt (Suécia)Aux - Fredrik Nilsson,Henrik Andren

FC Porto – Helton; Bosingwa, Bruno Alves, Pedro Emanuel e Fucile (Cech, 74 m); Lucho (Bolatti, 80 m), Paulo assunção e Raul Meireles; Tarik Sektioui (Hélder Postiga, 73 m), Lisandro e Quaresma.

Besiktas – Rustu; Tandogan, Toraman, Mercimek e Uzulmez; Ozkan, Cissé, Yilmaz (Akin, 46 m) e Tello (Higuain, 83 m); Delgado e Bobo.

Golos: 1-0 por Lucho (43 m); 2-0 por Quaresma (61 m).

Disciplina:
22' Cartão amarelo para Quaresma (F.C. Porto), por suposta simulação.
44' Cartão amarelo a Rustu por protestos aquando do 1º. golo portista
64' Cartão amarelo a Bobo
86' Cartão amarelo para Akin (Besiktas).


0 comments: