Blog Widget by LinkWithin

2007-11-24

«Estrelinha» faz a águia voar em Coimbra

Académica

1-3

Benfica


Luisão fez o milagre ou foi Ricardo que se sacrificou?

Vindo de quatro vitórias consecutivas os encarnados nesta jornada, anterior ao jogo contra o Porto na Luz, disputavam um jogo de grande importância. No entanto, o Benfica ainda não estabilizou uma equipa em termos quer de constituição, quer em termos tácticos. Neste jogo David Luís regressou para fazer parceria com Luisão. Nélson, Petit e Cardozo surgiam no banco, mas no onze titular faltavam Christian Rodriguez - o melhor jogador do Benfica até esta altura do campeonato - e Maxi Pereira, surgindo Di Maria e Nuno Assis.

Também a Acdémica apresentou uma formação com cinco jogadores diferentes relativamente ao último jogo.

Logo aos 5' Nuno Assis lesionou-se e viria a entrar Cardozo, logo aí mudando o Benfica a tactica para o jogo. Numa benesse de Luís Filipe após um livre em que a bola foi atirada contra a barreira defensiva, o defesa encarnado colocou a bola nos pés de Lito que confirmou a forma goleadora e pôs os conimbricenses a ganhar aos 24'. O Benfica até pareceu não acusar o golpe e pouco depois Di Maria com um grande pontapé atirou à barra e aos 34' também de livre surgiu o empate. Di Maria deu um toque para Léo a ajeitar a bola para aparecer Rui Costa a disparar para... golo!

A verdade é que após o empate o jogo voltou ao equilibrio.

Na segunda parte a Académica apareceu a trocar melhor a bola enquanto o Benfica parecia uma equipa muito dispersa sem controlo de jogo. Talvez por isso Camacho retirou Nuno Gomes e fez entrar Freddy Adu aos 62' quando um pouco antes havia tirado Katsouranis para o regresso de Petit. O Benfica pareceu equilibrar um pouco mais no meio-campo mas na frente Ricardo estava a ter uma noite descansada. A Académica não se encolhia, pelo contrário, e ficou a sensação de que hoje era um dia propício para os estudantes conseguirem um triunfo que escapa há dezenas de anos.
O jogo decorria sem oportunidades mas a verdade é que num lançamento de linha lateral por Bynia para o meio da área dos locais o guarda-redes decidiu (mal) tentar socar a bola, não lhe chegou, um defesa falhou ainda o alívio e Luisão de calcanhar (!!!) fez encaminhar a bola devagarinho para a baliza onde Ricardo que a abandonara tentou ainda defender mas tocando a bola para dentro da baliza. Um golo milagroso que dava o triunfo encarnado que em termos de jogo pouco justificou.

Já em tempos de desconto Cardozo pela direita assistiu Freddy Adu que rematou para uma nova intervenção infeliz do guarda-redes da Académica a desviar a bola insuficientemente batendo no poste para entrar na baliza dando uma expressão ao resultado bastante injusta.

Benquerença usou um critério disciplinar uniforme avisando Bynia e Paulo Sérgio por duas vezes antes de mostrar o cartão amarelo e não houve lances polémicos nas áreas. Houve, porém uma entrada feia ao calcanhar de Cardozo que ficou impune na segunda parte a ter merecido um «alaranjado».

Estádio: Estádio Cidade de Coimbra
Árbitros: Olegário Benquerença, Aux - João Santos,José Cardinal

ACADÉMICA - Ricardo; Nuno Piloto, Litos, Kaká e Pedro Costa; Paulo Sérgio e Pavlovic (Hélder Barbosa 88'); Lito, N´Doye e Ivanildo (Miguel Pedro 46'); Vouho (Joeano 59').

BENFICA - Quim; Luís Filipe, Luisão, David Luiz e Léo; Katsouranis Petit 60') e Binya; Nuno Assis (Cardozo 10'), Rui Costa e Di Maria; Nuno Gomes (Freddy Adu 62').

Golos: 1-0 Lito 24'; 1-1 Rui Costa 33'; 1-2 Luisão aos 85' ; 1-3 Freddy Adu 90+

Disciplina: 41'Cartão amarelo para Katsouranis por falta sobre N´Doye.
47' Cartão amarelo para Vouho por falta sobre Luisão.
63' Cartão amarelo para Luisão por falta sobre Paulo Sérgio.
74' Cartão amarelo para Paulo Sérgio
77' Cartão amarelo para N'Doye por simular uma falta.
80' Cartão amarelo para Ricardo por segurar a bola fora da área.


0 comments: