Blog Widget by LinkWithin

2007-08-28

Solenemente - Hermes Fontes

O Juramento dos Horácios - Jacques-Louis David, 1784
Musée du Louvre, Paris


Juro por tudo quanto é jura... Juro
por mim... por ti... por nós... por Jesus Cristo,
que hei de esquecer-te! ... Vê-me: estou seguro
contra o teu sólio, a cuja queda assisto.

E, visto que duvidas tanto, visto
que ris do que, solene, te asseguro,
juro mais: pelo ser em que consisto
por meu passado! pelo meu futuro !

Juro pela Mãe Virgem concebida!
pelas venturas de que vou no encalço !
por minha vida! ... pela tua vida...

Juro por tudo que mais amo e exalço!
E, depois de uma jura tão comprida,
juro... juro que estou... jurando falso...


Hermes Floro Bartolomeu Martins de Araújo Fontes (n. em Boquim, Sergipe, a 28 de Ago 1888; m. no Rio de Janeiro (suicidio) a 25 Dez 1930).


0 comments: