Blog Widget by LinkWithin

2007-08-17

Sporting goleia Académica no primeiro jogo do Campeonato


Sporting

4-1

Académica


Liedson, Derlei & Companhia


O Campeonato de Futebol da época 2007/2008 teve o arranque esta noite com o Sporting a receber, com honras de golos e oportunidades falhadas a equipa de Coimbra, que depois de derrotada na Taça da Liga pelo Fátima, não deve ter muitas saudades deste jogo.

No entanto, foi a equipa de Coimbra que disfrutou da primeira grande oportunidade de golo do jogo quando aos 11' uma tabela lá na frente isolou Lito que podendo caminhar pela área dentro, se precipitou ao tentar desde logo o remate de pé esquerdo, torto e por cima.

A seguir foi Liedson que partindo de uma situação regular (em linha com a defensiva da Académica) se isolou mas também concluiu mal ao tentar colocar a bola ao primeiro poste falhando o alvo. Antes já o mesmo Liedson tentara um penalty que Helmano Santos, bem, não concedeu.

O jogo estava rápido, interessante e numa jogada colectiva envolvente a bola veio da esquerda do ataque para o centro onde Derlei apareceu a finalizar e a inaugurar o marcador com um remate rasteiro após uma jogada muito bonita. Curiosamente a partir do 1-0 o jogo tornou-se mais pastoso e não fosse um erro de um jogador da Académica a dar um livre junto à lateral sobre um jogador leonino de costas o jogo teria ido para o intervalo com 1-0. A verdade é que o livre com cruzamento para a área feito por Romagnoli foi finalizado com um remate cruzado de cabeça por Liedson, praticamenete arrumando a questão do vencedor do jogo ao intervalo.

A Académica mexeu fazendo duas substituições com as entradas de Gyano e N'Doye mas foi o Sporting que continuou a mandar no jogo falhando oportunidades de aumentar o score por Derlei e Liedson. Após marcação de canto,aos 68' Tonel aproveitou a confusão na área e à meia volta fez o 3-0. Foi a partir daqui que curiosamente a Académica teve o seu melhor período. Helmano Santos perdoa um penalty claro aos leões, depois Gyano faz o 3-1 e logo a seguir a equipa de Coimbra esteve quase a preocupar o público leonino quando esteve perto de fazer o 3-2.

Afinal foi o Sporting que com Liedson, e desta vez também Helmano a fazer parte da Companhia, a dar o 4-1 num penalty precedido de fora de jogo do avançado leonino. João Moutinho é que não quis saber e fez o seu papel fixando o resultado.

O Sporting agradou aos adeptos mas os acontecimentos deste jogo tornaram-no fácil de mais para poder aquilatar da capacidade da equipa; porém na próxima jornada tem um teste a sério no estádio do dragão contra o campeão nacional, voltando assim as duas equipas a defrontarem-se depois da Supertaça.

Da equipa de arbitragem os lances descritos já são suficientes para se dar nota bastante negativa, mas houve mais erros como o de atrasar a amostragem de amarelos até ao minuto 87'.

Destaque para a exibição de Abel que elegemos como o melhor jogador em campo.

Estádio José Alvalade - XXI Espect.: 34272
Árbitros: Elmano Santos, Aux - José Oliveira e Sérgio Serrão

SPORTING – Stojkovic; Abel, Tonel, Polga e Ronny; Miguel Veloso; João Moutinho, Romagnoli (Farnerud, 71 m) e Vukcevic (Yannick, 71 m); Liedson e Derlei (Adrien, 90 m).

ACADÉMICA – Pedro Roma; Berger (N´Doye, 46 m), Litos, Kaká e Orlando; Tiero, Paulo Sérgio e Cris; Lito, Joeano (Hélder Barbosa, 61 m) e Ivanildo (Gyano, 46 m).

Golos: 1-0, Derlei (25 m); 2-0, Liedson (44 m); 3-0, Tonel (68 m); 3-1, Gyano (82 m); 4-1, João Moutinho (89 m, de grande penalidade).

Cartão amarelo a Kaká e Pedro Roma, por protestos aquando da decisão do penalty.


0 comments: