Blog Widget by LinkWithin

2007-08-10

Feriado Municipal em Paredes de Coura e em Vimioso



Paredes de Coura, com uma área de 138,2 km2 e 9 409 habitantes é um e 21 freguesias, é um dos 10 municípios do distrito de Viana do Castelo, sendo composto por 21 freguesias. Vive hoje o seu feriado municipal.
A origem do feriado remontará a 1662, ano em que a 9 e 10 de Agosto, durante a Guerra da Restauração, decorreram em Paredes de Coura, os Combates da Travanca. A vitória das tropas portuguesas sobre as castelhanas, foi desde essa altura, motivo para festa e comemoração. Em 1670, iniciou-se a construção da capela – monumento (de S. Lourenço) no lugar de Cerdeira, em Cunha, onde se presume ter sido travado o embate entre as tropas.

Este feriado é assim também uma honra ao S. Lourenço em cuja capela de Cerdeira se celebra neste dia, missa solene.
As comemorações do feriado municipal, para além de outros destaques, ficarão marcadas pela cerimónia de imposição de medalhas.




Também Vimioso, um dos doze municípios do distrito de Bragança, com uma área de 481,6 km2, 5 105 habitantes e 14 freguesias, comemora neste dia o seu feriado municipal, com as festas em honra de S. Lourenço e Nª. Senhora dos Remédios. De manhã às 9:00 horas há missa solene em honra de S. Lourenço e à noite às 20h30, Missa Campal em honra de N.ª Sr.ª dos Remédios (Largo da Capela).


0 comments: