Blog Widget by LinkWithin

2007-08-22

Arthur Duarte morreu há 25 anos


Arthur Duarte foi o pseudónimo de Arthur de Jesus Pinto Pacheco. Nascido em Lisboa a 17 de Outubro de 1895, viria a falecer na mesma cidade em 22 de Agosto de 1982, ou seja faz hoje precisamente 25 anos.

Começou a sua carreira no cinema como actor em Paris em 1925, encetando uma carreira como actor de cinema, com pequenos papéis em várias produções. Com contrato dois anos mais tarde com a empresa UFA roda algumas dezenas de filmes na Alemanha, Suiça e Áustria. Foi, porém como realizador que ficou como um marco histórico no cinema português.


A sua primeira longa metragem foi em 1938 numa adaptação do romance de Júlio Dinis Os Fidalgos da Casa Mourisca. Viria a ficar conhecido na comédia tendo realizado filmes inesquecíveis como: O Costa do Castelo(1943), A Menina da Rádio (1944), O Grande Elias, O Noivo das Caldas (1956), entre outros filmes.

Para além das longas metragens, realizou também, curtas metragens, documentários e filmes publicitários.

Relembrámo-lo aqui numa passagem «Cantiga da Rua» do filme «O Costa do Castelo» onde podemos ver o grande António Silva e Maria Matos, Milú e Curado Ribeiro.



Ver mais em:
Arthur Duarte in IMDB



0 comments: