Blog Widget by LinkWithin

2007-08-17

17 de Agosto: Um dia de poetas : Botto, Eugénio de Castro, Drummond de Andrade e (ainda) António Pedro

Hoje é um dia especialmente dedicado aos poetas. E porquê?

António Botto nasceu há 110 anos, precisamente no dia 17 de Agosto de 1897, no concelho de Abrantes.

Quanto, quanto me queres? - perguntaste
Numa voz de lamento diluída;
E quando nos meus olhos demoraste
A luz dos teus senti a luz da vida
.....

Beijámo-nos então, a latejar
No infinito e pálido vaivém
Dos corpos que se entregam sem pensar...



Eugénio de Castro morreu em Coimbra há 63 anos, ou seja em 1944, também em 17 de Agosto.
Que dizer de:

Tua frieza aumenta o meu desejo
Fecho os olhos para te esquecer
e, quanto mais procuro não te ver,
quanto mais fecho os olhos, mais te vejo.


E do lado de lá do Atlântico mas também expressando os sentimentos (também o amor, é claro!) nas mesmas palavras da linguagem que conhecemos sem precisar de ir à escola de línguas, Carlos Drummond de Andrade morreu, no Rio de Janeiro, faz hoje 17 de Agosto, claro, 20 anos

Quero que todos os dias do ano
todos os dias da vida
de meia em meia hora
de 5 em 5 minutos
me digas: Eu te amo.

Ouvindo-te dizer: Eu te amo,
creio, no momento, que sou amado.
No momento anterior
e no seguinte,
como sabê-lo?

Quero que me repitas até a exaustão
que me amas que me amas que me amas.
Do contrário evapora-se a amação
pois ao não dizer: Eu te amo,
desmentes
apagas
teu amor por mim.

Exijo de ti o perene comunicado.
Não exijo senão isto,
isto sempre, isto cada vez mais.

....

«E como nem sempre aos poetas apetecem as estrelas» António Pedro morreu em 17 de Agosto de 1966 no Moledo do Minho. Nascido em Cabo Verde, admito que menos conhecido do que os anteriores, mas também poeta para além de artista... Fica aqui um extracto do seu poema das formigas:

Que é do ciúme e das angústias?
Que é do amor e das palavras?
Que é das carícias e dos dentes?
Que é das renúncias e dos crimes?
Que é das tentações
Das promessas
Dos desejos
Dos apetites
Das fúrias?
Que é de todas as músicas?


O sol inútil cobre um mar negrejante onde os reflexos são como os olhos das moscas
E um silêncio tremendo finge de paz no mundo
Uma paz de silêncio com formigas

Formigas
Formigas
Formigas
Formigas


Enfim. Acho que os poucos versos acima já deram para aguçar o apetite. Agora é só procurar e ler a poesia de António Botto, Eugénio de Castro, Carlos Drummond de Andrade, António Pedro e ... dos outros...

Os três primeiros autores têm vários poemas aqui no Nothingandall


0 comments: