Blog Widget by LinkWithin

2007-06-13

U 21 - Holanda alegre bate Portugal de negro

Holanda 2 - 1 Portugal


Parece sina desta selecção de Sub 21 em fases finais de Europeus defraudar as expectativas dos desportistas portugueses. Razão tinha o treinador da Holanda em dizer que Portugal tinha bons jogadores mas que não tinha uma boa equipa.

Isso tinha-se visto contra a Bélgica (principalmente na primeira parte) e voltou-se a ver hoje. Portugal durante 60 minutos de jogo nunca atormentou os jogadores holandeses. Portugal teve mais de 60% de posse de bola? E isso que interessa, uma posse de bola estéril, sem dinamismo, sem aproximação à área holandesa. Em contrapartida via-se uma grande pressão dos holandeses sobre a bola, velocidade, jogadores a surgirem soltos no desenvolvimento ofensivo dos lances e quando os homens da casa marcaram de penalty já haviam desperdiçado duas grandes oportunidades de marcar e depois do 1-0 ainda estiveram perto de fazer o 2-0 (bola no poste).

É claro que Portugal tem razões de queixa da arbitragem (mais uma vez!...). Os senhores dsa Uefa não gostam de Portugal e desta vez até estávamos a jogar contra a equipa anfitriã. Aos 4' saía o primeiro amarelo para Amoreirinha e quando o amarelo devia ter sido mostrado, em lance posterior, a um holandês não o foi. O penalty existiu (o guarda-redes português devia ter-se controlado porque Rigters já estava desenquadrado da baliza, mas a verdade é que aos 42' também houve falta na área holandesa sobre João Moutinho e o penalty competente já não foi assinalado. Já não se fala em excesso de zelo em alguns lances contra nós e a «abertura» quando era ao contrário. Já com 2-1 no marcador uma falta frontal cometida sobre Hugo Almeida já não foi assinalada. Assinalara uma antes, em pior posição aliás, e que daria o 2-1 por Miguel Veloso.

Portugal com a entrada de João Pereira ganhou agressividade e só a partir dos 60' é que ofensivamente colocou problemas à equipa da casa. Infelizmente a postura de Portugal justificou o 2-0. João Pereira desiste de um lance (e logo ele que entrou bem no jogo) pensando que a bola ultrapassaria a linha de fundo,mas o avançado da casa não desistiu e cruzou para Rigters à boca da baliza fazer o 2-0 aos 74'. O jogo parecia decidido mas dois minutos depois Miguel Veloso num livre soberbo reduziu para 1-2. A euforia holandesa reduziu-se mas Portugal já não conseguiu chegar ao empate.

Pouca dinâmica, pouca estatura, inferior capacidade física e pior movimentação colectiva portuguesa até justificou a vitória da Holanda, mas do árbitro, como se disse, temos boas razões de queixa (ainda por cima Couceiro foi expulso do banco ... terá sido por isso que Portugal passou a jogar melhor?).

Como no jogo disputado antes a Bélgiva venceu Israel por 1-0 Portugal tem de esperar por uma comnugação de resultados. Tem de ganhar a Israel e esperar que a Holanda ganhe à Bélgica. Ora, com o apuramento já garantido certamente os holandeses farão rodar a equipa e se aos belgas basta um empate..!

Melhor jogador: Drenthe (que grande exibição!)

Árbitro Knut Kircher (Alemanha)

Holanda – Waterman (Vermeer, 33 m); Zuiverloon, Donk, Vlaar e Jong-A-Pin (Pieters, 78 m); Jenner (Beerens, 46 m), Maduro, Bakkal e Drenthe; Babel e Rigters.

Portugal - Paulo Ribeiro; Amoreirinha (João Pereira, 46 m), Manuel da Costa, Semedo e Antunes; Manuel Fernandes (Yannick, 81 m), Miguel Veloso, Ruben Amorim (Varela, 57 m) e João Moutinho; Nani e Hugo Almeida.

Marcador: 0-1 por Babel (32 m, gp); 0-2 por Rigters (74 m); 1-2 por Miguel Veloso (76 m).

Disciplina: cartão amarelo a Amoreirinha (4 m), Jong (61 m), Miguel Veloso (87 m) e Drenthe (88 m).


0 comments: