Blog Widget by LinkWithin

2007-06-25

Quem tinha vindo para ser escrava... - Onestaldo de Pennafort

Odalisque with a Slave 1840 - Ingres, Jean-Auguste-Dominique
Oil on canvas mounted on panel, 29 3/8 x 39 3/8 in;
Fogg Art Museum, Harvard University, Cambridge, Massachusetts

Ela chegou, chegou-se a mim e disse
que tinha vindo para ser escrava.
E eu respondi-lhe que era uma tolice
aquela frase que ela murmurava.

Lembrei-lhe a triste história de Belkiss...
E ela, sem dar ouvido ao que escutava,
fechou os olhos e, num beijo, disse
que tinha vindo para ser escrava...

E eu, num gesto de pura maluquice,
ao vê-la assim, tão cheia de meiguice,
abri os braços para a que chegava...

sem pressentir que, por desgraça minha,
do meu destino ia ficar rainha
quem tinha vindo para ser escrava.

Onestaldo de Pennafort Caldas (n. no Rio de Janeiro a 25 Jun 1902; m. em 1987)

(extraído de A Circulatura do Quadrado - Alguns dos Mais Belos Sonetos de Poetas cuja Mátria é a Língua Portuguesa, Edições Unicepe 2004).


0 comments: