Portugal demonstrou que é uma das melhores selecções do Mundo
Grande segunda parte num jogo muito complicado
Portugal fazia hoje um dos jogos mais complicados desta fase de qualificação. No entanto, recebeu uma ajuda da Arménia que venceu a Finlandia surpreendentemente. Também os Sérvios vinham de uma derrota no Cazaquistão e a pressão era grande sobre o treinador Javier Clemente.
Scolari optou por Simão Sabrosa em vez de Quaresma e de resto a mesma equipa da vitória frente à Bélgica. Logo aos 4' Portugal ficou a ganhar num golo com alguma surpresa no remate de Tiago em arco de longe após um passe atrasado de Nuno Gomes.
A verdade é que a Sérvia reagiu de modo vigoroso, não sentindo o toque do golo e Portugal passou por um mau bocado. Muito agressivos sobre a bola (e às vezes sobre os jogadores adversários) os sérvios ganharam vários cantos e o golo do empate estava anunciado. No entanto, Portugal também não se limitava a defender e na sequência de um pontapé de canto, Petit de longe obrigou Stojkovic a fazer grande defesa.
Mas após (mais) um canto da direita do ataque Sérvio os locais empataram de cabeça por Jankovic, restabelecendo o empate. Agora foi Portugal que não se amedrontou e passou a ter mais bola aliviando a pressão apesar da agressividade dos sérvios nem sempre reprimida pelo árbitro (que o diga Cristiano Ronaldo).
Na segunda parte Portugal demonstrou nítida superioridade sobre os Sérvios. Tiago, de novo a passe de Nuno Gomes, faz brilhar Stoykovic aos 51'. Aos 63' de novo Tiago e de novo Stojkovic num duelo renhido. Portugal domonva instalava-se mais no meio-campo ofensivo mas os sérvios tentavam algumas saídas rápodas para o ataque. Depois vieram as substituições e aí Scolari preferiu ser conservador. Primeiro substituição de um lateral por outro, depois um centro camopista por outro mais defensivo e finalmente a dez minutos do fim saóda de um ponta de lança (passando Ronaldo para o centro do ataque) e entrada de Quaresma.
O empate satisfazia os técnicos e assim aconteceu.
O árbitro perdoou um penalty aos sérvios na primeira parte e foi demasiado brando, ficando vários amarelos por mostrar,também, a portugueses é certo, mas nesse ponto de vista os locais foram bem mais beneficiados.
Portugal agora recebe em casa os seus adversáriuos mais sérios: Polonia, Sérvia e Finlandia, por isso tem o apuramento ao alcance, mas não tem margem para erros.
Estádio: Estádio do Estrela Vermelha
Árbitros: Bertrand Layce,
SÉRVIA - Stojkovic; Tosic (Lazovic 83') , Vidic, Dragutinovic e Krstajic; Duljai, Jankovic (Koroman 67'), , Krasic e Stankovic (Markovic 77') e ; Pantelic e Kovacevic.
PORTUGAL - Ricardo; Miguel (Caneira 71'), Jorge Andrade, Ricardo Carvalho e Paulo Ferreira; Petit, João Moutinho (Raul Meireles 76')e sai e Tiago; Cristiano Ronaldo, Nuno Gomes (Ricardo Quaresma 81') e Simão.
Golos: 0-1 Tiago 4'; 1-1 Jankovic 39'
Disciplina:
7' Cartão amarelo para Stankovic (Sérvia).
34' Cartão amarelo para Pantelic (Sérvia).
35' Cartão amarelo para Cristiano Ronaldo (Portugal), por empurrar um adversário. Falha o próximo jogo de Portugal, na Bélgica.
40' Cartão amarelo para Jankovic (Sérvia).
59' Cartão amarelo para Tiago (Portugal).
62' Cartão amarelo para Dragutinovic (Sérvia), por falta sobre Simão.
0 comments:
Enviar um comentário