Blog Widget by LinkWithin

2007-02-10

Varzim elimina Benfica

Varzim 2 - 1 Benfica

Qual das equipas é da segunda divisão?

O Varzim que não ganhava há dez jogos para a Divisão de Honra acaba de eliminar o Benfica da Taça de Portugal.

É inacreditável a inabilidade táctica de Fernando Santos. Com Beto e João Coimbra no onze titular (face às ausencias de Petit e Karagounis) o Varzim chegou à vantagem sem ter feito nenhum remate. Um cruzamento da direita e Nélson de peito a fazer um auto-golo. Antes Nuno Gomes a um metro do 2º. poste da baliza em vez de rematar para golo cabeceou para trás.

O Benfica sentiu o perigo e acelerou, o Varzim ia-se defendendo mas o empate anunciava-se e aconteceu. Cruzamento da esquerda e Simão na posição de ponta de lança facturou de cabeça. Pouco depois Simão na área toca a bola e Alexandre cai-lhe em cima literalmente num penalty claro que Benquerença não marcou.

O golo do empate encarnado demonstrou os equívocos de Fernando Santos de que este Benfica e este Nuno Gomes a jogar sozinho na área não dá nada, precisa de um parceiro.

Por isso na segunda parte entrou Mantorras e saiu João Coimbra. Só que o Benfica na segunda parte foi uma equipa muito descansada, sem garra sempre batidos pela antecipação varzinista, com o terreno em mau estado e com Mendonça e Pedrinho em grande plano na equipa da casa, aconteceu o que não raro acontece.

Beto foi poupado à expulsão e por isso entrou Kariaka a substituí-lo. Mais uma falta de Nélson - uma exibição muito fraca - deu o livre da esquerda que Mendonça emendou de cabeça para o golo vitorioso. Faltava pouco mais de dez minutos e o desnorte encarnado foi total. Faltas e mais faltas (Anderson foi um recordista) e apenas um lance de perigo em que Marco Ferreira - mas como é possível ser jogador do Benfica? - atirou mal por cima.

Eliminação inexorável duma «equipa» que toda a época demonstra uma terrível inconstância. Tanto faz uma grande exibição como se comporta como uma equipa de «terceira».

Benquerença ajudou à festa. Mal disciplinarmente favorecendo o Benfica (devia ter expulso Beto) e mal tecnicamente favorecendo o Varzim em dois lances de penalty: O já referido na 1ª. parte e outro mais duvidoso na segunda sobre Nuno Gomes agarrado (quantas faltas dessas marcou a Anderson?).

Ficha do jogo:
Estádio Varzim Sport Club, Póvoa do Varzim

Olegário Benquerença (Leiria)

Varzim: Ricardo; Pedrinho, Alexandre, Pedro Santos e Nuno Ribeiro; Tito, Emanuel, Nuno Rocha e Marco Cláudio (Tiago Lopes, 83m); Mendonça (Yazalde, 94m) e Denilson (Neto, 90m)

Benfica: Quim; Nélson, Luisão, Anderson e Léo (Marco Ferreira, 83m); Beto (Karyaka, 65m), Katsouranis, João Coimbra (Mantorras, ao int.) e Rui Costa; Nuno Gomes e Simão

Golos: 1-0 Nélson 13' (p.b); 1-1 Simão Sabrosa (30'); 2-1 Mendonça 77'

Disciplina: Cartões amarelos a Anderson (5m), Nuno Ribeiro (39m), Luisão (47m), Tito (48m), Beto (57m), Simão (87m), Karyaka (89m) e Marco Ferreira (91m)


0 comments: