Blog Widget by LinkWithin

2006-11-17

Desafio de auto-conhecimento

Raramente neste blog há artigos que traduzem o modo de ser e de sentir íntimo do autor. No entanto respondendo a uma solicitação de uma amiga da blogosfera Kalinka em Perguntar não ofende que lançou um interessante desafio, aí vai alguma informação pessoal do autor.

As perguntas feitas que me foram apresentadas são:

1 - Os amores de Verão, só duram uma estação?
2 - O que se faz numa tarde de Outono?
3 - E numa noite de Inverno?
4 - Onde é bom namorar?
5 - À lareira ou entre os lençóis?
6 - Castanhas assadas ou água pé?
7 - Quem convidava para ir à vindima?
8 - E quem deixava a gelar à porta?
9 - Quem enfiava no seu edredão?
10 - E, quem mandava para o Pólo Norte, só com bilhete de ida?
11 - Para ti, umas férias de sonho é…
12 - Quem me dera… Se o Pai Natal existisse, pedia-lhe…
13 - Outono é…

E aí vão as respostas :

1. A maioria sim, alguns não.

2.
Tarde de Outono!
Trabalho, como nas outras tardes.
Às vezes com sono!
Mas hoje não!
Nada de economia,
Nem de fiscalidade.
Deu-me para a poesia.
Deve ser da idade...

3.
Naquela noite de inverno,
procurava o teu olhar terno,
mas o teu lugar estava deserto...
só havia a chuva perto.


4.
Ontem, hoje, amanhã, a todo o instante,
Lá, aqui, além, adiante,
Em qualquer tempo, em qualquer lugar,
olha para mim, dá-me a mão, vem namorar...

5.
À lareira contámos histórias,
à fogueira bebemos vinho
Lembrámo-nos de memórias,
Estreámos os lençóis de linho...

6.
Castanhas sim, água-pé não.
Por elas vou às montanhas...
de carro! À água vou a pé!

7 .
À vindima convidava
uma pessoa que soubesse
das uvas ao copo, todo o caminho.
Assim, às vindimas levava
a uma quinta do Minho,
esse mesmo: o Senhor vinho.

8 .
Estava frio, nevava,
enquanto um café tomava,
recordava, sentia,
episódios da infância.
Ah! Se um milagre fizesse,
à porta gelada deixava
morrer a intolerância.


9.
Oh! Num edredão,
esse «galicismo hediondo»,
como Torga dizia,
quem na cama enfiava?
Talvez... neste dia,
uma celebridade,
um nome, só um corpo...
sem perguntar a idade
e sem saber a filosofia.
Mas isto é tudo fantasia.
Vou encontrar de verdade
no meio do edredão
... o meu cão!

10.
Para o Polo Norte
seja sina, seja fado.
Expulsava a minha sorte,
não seja isso pecado.

11.
Umas férias de sonho!?
Seria dormir até ao meio-dia?
Suicidar-me por seis meses?
Viajar para o outro mundo
como quem vai ao fundo da rua,
e sem transpôr a saída !
Depois regressar a esta vida,
pois então e porque não?

12 - Se o Pai Natal existisse
pedia-lhe uma fotografia
do Benfica campeão!
Sempre era uma alegria
partilhada por seis milhões
sem diminuir de tamanho.
Porque para mim pedia
para acertar o Euromilhões
e ficar só com todo o ganho!

13 - Passou o Outono já, já torna o frio...
– Outono de seu riso magoado.
Álgido Inverno! Oblíquo o sol, gelado...
– O sol, e as águas límpidas do rio.
Águas claras do rio! Aguas do rio,
Fugindo sob o meu olhar cansado,
Para onde me levais meu vão cuidado?
Aonde vais, meu coração vazio?

Ficai, cabelos dela, flutuando,
E, debaixo das águas fugidias,
Os seus olhos abertos e cismando...

Onde ides a correr, melancolias?
– E, refratadas, longamente ondeando,
As suas mãos translúcidas e frias...

Camilo Pessanha


0 comments: