Faz hoje 40 anos que perdemos com a Inglaterra no Mundial 66
Esta imagem ficou célebre. Eusébio chora convulsivamente depois da derrota de Portugal frente à Inglaterra por 2-1 no Mundial de 1966.
Eusébio foi o marcador do golo de Portugal que reduziu a diferença de penalty aos 82' insuficiente para neutralizar o efeito dos golos de Bobby Charlton aos 30 e aos 80' e fazer com que a equipa portuguesa escapasse à derrota depois de um percurso impressionante:
Vitórias na fase de grupos por 3-1 frente à Hungria, 3-0 frente à Bulgária e 3-1 frente ao Brasil nos jogos do Grupo 3, para nos quartos de final derrotar a Coreia do Norte por 5-3 num jogo memorável em que chegámos a estar a perder por 0-3 com 4 golos consecutivos de Eusébio a virar o resultado.
Eusébio foi aliás o melhor marcador da prova com 11 golos a larga distancia do segundo o alemão Helmut Haller que marcou 6. Portugal veio a obter o 3º. lugar ao derrotar a URSS por 2-1. Quarenta anos após, Portugal voltou a estar nas meias-finais e pode-se dizer que vingou a derrota ao eliminar os ingleses nos penalties em jogo dos quartos de final. Já para o Europeu de 2004 Portugal derrotou a Inglaterra em Lisboa também nos penalties. No Europeu de 2000 Portugal venceu a Inglaterra por 3-2 depois de estar a perder por 0-2. E no Mundial do México no primeiro jogo da fase de grupos Portugal venceu a Inglaterra por 1-0.
Por isso, a derrota de Londres está bem vingada!
0 comments:
Enviar um comentário