Blog Widget by LinkWithin

2006-05-28

Euro Sub 21 - Portugal eliminado ... leva consigo a Alemanha

Portugal 1 - 0 Alemanha

Portugal desiludiu neste Campeonato Europeu de Sub 21. A falta de uma equipa e de organização de jogo não foi superada pela vontade que ainda assim alguns jogadores revelaram. Na crónica que aqui fizemos logo após o jogo com a França já prenunciamos o fracasso que afinal o resultado de 0-1 não foi o pior. O pior era a incapacidade demonstrada, a falta de velocidade, a falta de colectivo.

Neste jogo pedia-se um milagre. Ganhar por 3-0 e esperar que a França batesse a Sérvia. Parece que os portugueses gostam mesmo de impossíveis e apareceram em Guimarães em grande número num entusiasmo que a selecção portuguesa nesta fase final nunca fez por merecer.

Portugal até apareceu com entusiasmo no jogo mas a capacidade física e tactica alemã nunca fez prenunciar a possibilidade de Portugal ganhar por três golos. Aliás por volta da meia hora já eram os alemães que dominavam para terminarem a primeira parte por cima.
Na segunda parte com notícias de Braga de que a Sérvia já perdia por 2-0 com a França, os alemães acomodaram-se ao empate perante a incapacidade ofensiva portuguesa. Portugal criava finalmente as primeiras oportunidades de golo. Pareceu-nos até que houve um penalty sobre Lourenço provocado pelo guarda-redes,que não foi não assinalado.
A confusão do costume também não podia faltar. Já nos dez minutos finais Quaresma não quiz evitar um choque com o guarda-redes e este respondeu de modo não mais violento porque os restantes jogadores não o permitiram. O árbitro israelita deu uma amarelo a cada um. A verdade é que o guarda-redes lesionado numa mão nesse lance teve mesmo que sair.

Já em tempo de desconto um "baile" de Nanni na esquerda trocando os olhos ao seu marcador permitiu um cruzamento para a finalização de primeira de Moutinho. Finalmente um golo em três jogos! Portugal vencia o jogo, não evitando o último lugar (merecido) do grupo mas arrastava consigo a Alemanha. Afinal, bastava ter perdido só por um com a Sérvia e a esta hora estávamos a pensar nas meias-finais...
Uma palavra de elogio para Raúl Meireles que foi o melhor português.


0 comments: