Blog Widget by LinkWithin

2006-05-17

Champions League: Barcelona sofreu inesperadamente ... mas ganhou

Image Hosted by ImageShack.us

Barcelona 2 - 1 Arsenal


Um início fulgurante do Arsenal surpreendeu toda a gente. Aos 2' Thierry Henry esteve com a bola em frente de Valdez e da baliza do Barcelona mas não evitou a defesa do guarda-redes. Pouco depois o mesmo Henry agora com um remate à entrada da área obrigou Valdez a brilhar. Os espanhóis mostravam-se surpreendidos mas aos 22' uma desmarcação para Etoo aparecer isolado e Lehman derrubou-o à entrada da área com a bola ainda a ser chutada para o fundo da baliza mas com o jogo já interrompido. Vermelho directo para o guarda-redes alemão do Arsenal. E foi um acontecimento na huistória da Liga dos Campeões (Taça dos Campeões Europeus incluida). Há 50 anos que se realizou a primeira e esta foi a 1ª. expulsão em finais! O livre de Ronaldinho não deu nada.

Toda a gente pensava que mais minuto menos minuto o já favorito Barcelona demonstraria a sua superioridade, mas para aumentar a emoção foi o Arsenal que inaugurou o marcador por Sol Campbell de cabeça na marcação de um livre (mal assinalado pelo árbitro) de Thierry Henry.

O Barcelona ficou um tanto atarantado e apenas perto do final da 1ª. parte conseguiu a 2ª. oportunidade de golo. Por quém ? Obviamente por Etoo, grande rotação a tirar um defesa e remate para Almulia defender para o poste, mas conservar o 0-1 ao intervalo.

Na 2ª. parte, muito chuvosa, o Barcelona com a iniciativa do jogo, sentia surpreendentes dificuldades e começou-se a acreditar que os ingleses até podiam ganhar. Com efeito investidas em velocidade de um ou outro jogador do Arsenal (Hleb, Ljungberg ou Henry) punham em alvoroço a insegura (e lenta) defesa do Barcelona e o 0-2 esteve perto, designadamente por Henry que teve tempo para fazer melhor do que rematar frouxo para a defesa de Valdez.

Após um amarelo a Oleguer (por falta numa dessas investidas inglesas) Rijkaard substitui-o por Beletti e há momentos. Aos 76' uma combinação pela esquerda isolou Etoo que, ainda que com pouco angulo, marcou finalmente o empate. E percebeu-se que a capacidade dos ingleses de pôr em discussão o triunfo se desmoronaria. Cinco minutos outra fugida agora pela direita outra vez sem ângulo Beletti marca fazendo a bola bater no guarda-redes e passar entre as pernas.

Estava o triunfo consumado, mas o Barcelona sofreu ... e os adeptos do Arsenal chegaram a pensar que mesmo com dez, durante setenta minutos, a vitória era possível. Também nós...

O árbitro cometeu alguns erros crassos. Na expulsão não podia ter feito outra coisa, mas uma vez que não era penalty podia ter dado a lei da vantagem que teria conduzido a um golo do Barcelona. O livre que deu o golo do Arsenal não existiu ( e a ter havido falta teria que mostrar amarelo ao defesa espanhol). Depois mostrou amarelo a Henry em lance em que nem falta houve...

Stade de France - Paris, Árbitro: Terje Hauge

Barcelona – Valdés; Oleguer (Belleti, 71 m), Puyol, Marquéz e Van Bronckhorst; Van Bommel (Larsson, 61 m), Edmilson (Iniesta, 46 m) e Deco; Giuly, Etoo e Ronaldinho.

Arsenal – Lehman; Eboué, Touré, Sol Campbell e Ashley Cole; Hleb (Reyes, 85 m), Gilberto, Fabregas (Flamini, 74 m) e Robert Pires (Almunia, 18 m); Ljungberg e Thierry Henry.

Disciplina: cartão amarelo a Ebuoé (22 m), Thierry Henry (51 m), Olenguer (69 m) e Larsson (90+3 m);cartão vermelho a Lehman (18 m)
Golos: 0-1 por Sol Campbell (37 m); 1-1 por Etoo (76 m); 2-1 por Belleti (80 m)


0 comments: