Blog Widget by LinkWithin

2006-01-05

Factos que marcaram 2005

Dia 2 de Abril – Morte do Papa João Paulo II. Seja-se ou não crente e sendo-o seja-se ou não cristão católico o Papa João Paulo II foi uma grande personalidade Mundial.

Dia 14 de Abril – Inauguração oficial, com espectáculo de Lou Reed, da Casa da Música no Porto. O projecto da Sociedade Porto 2001, finalmente (com 4 anos de atraso) passa a funcionar.

Dia 18 de Maio – O Sporting perde em casa a final da Taça Uefa conquistada pelo CSKA de Moscovo

Dia 22 de Maio – o Benfica sagra-se campeão Nacional de Futebol sob o comando de Giovanni Trapattoni ao empatar no Bessa 1-1. O jogo do título foi jogado, no entanto, uma semana antes a 14 de Maio entre o Benfica e o Sporting na Luz. Um golo de Luisão quase no final deu a vitória ao Benfica e o comando no Campeonato perdido na Jornada anterior

Dia 12 de Junho – Morte de Álvaro Cunhal . A morte de um dos homens mais controversos da história nacional, reconhecido internacionalmente pela sua incansável luta contra a ditadura e por ter sido um dos mais destacados dirigente do Movimento Comunista Internacional, cobriu de luto o país. Foi amado por uns e detestado por outros, mas é incontestável a importância que teve como líder político (na clandestinidade e no pós-25 de Abril) e resistente antifascista. No mesmo dia outro vulto do país este ao nível literário deixou-nos, Eugénio de Andrade.

Dia 7 de Julho – Atentado terrorista em Londres um dia depois de ser conhecida a atribuição a esta cidade dos Jogos Olímpicos de 2012.

Dia 9 de Outubro de 2005 - Dia das eleições autárquicas. Mais importante do que o próprio resultado das eleições (com o PSD a ganhar a maior parte das autarquias, com realce para os municípios correspondentes às garndes cidades, foi o clima que rodeou as mesmas com a candidatura de n ainda presidentes ou ex-presidentes (agora independentes) autárquicos a contas com a justiça: Valentim Loureiro, Isaltino Morais e Fátima Felgueiras e Avelino Ferreira Torres. Só o último não é (re) eleito. Esta polémica colocou na ordem do dia as condições necessárias para a elegibilidade dos eleitos locais.

Dia 15 de Outubro – O Benfica após mais de catorze anos sem o conseguir vence no Estádio do FC Porto, com dois golos de Nuno Gomes. A última vez havia também ganho por 2-0 com dois golos de César Brito

Outubro: Portugal confirma a qualificação (sem dificuldades de maior e nenhuma derrota) para o Campeonato Mundial de futebol 2006 na Alemanha.

Finais de Outubro: Convulsão social e tumultos em França relacionados com as comunidades de emigrantes e minorias éticas, que leva à declaração de estado de emergência.

Dia 3 de Novembro - Lisbon 2005 MTV Awards. Portugal volta a estar nos noticiários internacionais ao tornando-se a capital da música por receber a cerimónia de atribuição dos prémios da MTV, em que estiveram presentes inúmeras celebridades.

Dia 25 de Novembro – Morte de George Best. Figura lendária do futebol inglês que derrotou Eusébio numa célebre final da Taça dos Campeões Europeus. Ironicamente poucos dias após a sua morte o Benfica elimina o Manchester United e protagoniza a maior surpresa até agora da Liga dos Campeões 2005/2006.

Dia 5 de Dezembro – Tiago Monteiro é considerado o melhor rookie do ano no desporto automóvel.

Transplante facial em França - A medicina continua a evoluir e o transplante ocorrido em França que permitiu a reconstituição do rosto de uma pessoa seriamente afectada abre horizontes cada vez mais amplos e também mais discutíveis noutros planos.


"Stand up for the special one" – José Mourinho transferido do Porto campeão europeu para o Chelsea mostra o seu estilo arrogante mas eficaz e passa a ser um fenómeno sociológico em Inglaterra. É o homem mais bem vestido do mundo, é o homem procurado pelas multinacionais para a publicidade, é o homem e português que leva o Chelsea a campeão inglês logo na 1ª. Época (sagrou-se campeão inglês de 2004/2005, em 30 de Abril de 2005), embora não repita a vitória na Liga dos Campeões.

Incendios em Portugal - Outro ano negro e (vermelho das chamas) nas florestas portuguesas. A associar-se ao tempo quente e à seca a praga dos incendios flagelou o país . Para além da amplas zonas florestais, algumas povoações, animais e até vidas humanas sofreram prejuízos. Portugal é o número 1 no ranking europeu da área ardida por incendios em 2005. O Governo age tarde (o nosso primeiro ministro em férias, com o país a arder) e já com a situação ingovernável é que se pede auxílio externo, designadamento em meios aéreos.


1 comments:








Anónimo

disse...

Año 2.005, se destacan en la blogsfera lusa dos blogs de benfiquistas: Nothingandall y O Misantropo enjaulado.